Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Cenários de Aprendizagem

O Plano Nacional de Leitura 2027 contempla no seu Quadro Estratégico o propósito de aprofundar o potencial da literacia digital na promoção das competências da leitura e da escrita. Além disso, pretende alargar a presença e a projeção mediática da leitura e da escrita associando-as às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais. Deste modo, lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia.

Assim, e no âmbito da celebração europeia Codeweek, o PNL2027 lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia. Foram até ao momento identificadas mais de seis dezenas de práticas que desenvolvem a literacia digital e promovem aprendizagens ao longo de todos os ciclos de ensino e no contexto das bibliotecas e que, assim, poderão ser tomadas como exemplo ou replicadas por outros profissionais.

Mantemos o convite a todos os interessados para que continuem a registar cenários de aprendizagem desenvolvidos ou em desenvolvimento, através do preenchimento de um simples formulário. As experiências que respondam ao solicitado terão destaque no portal PNL2027 e serão difundidas nos diversos canais do Plano Nacional de Leitura 2027.


 Formulário de Registo

Cenários já registados:


1    |    2     |    3   |    4    |    5    |    6     |   7    |   8   |   9   |  10   |   11   |  12   |   13   |   14    |   15


 

  • 138
    Webquest: Crise do Século XIV  - Colaboração
    Élio Geadas, AE de Abação
    Leia
  • 138
    Webquest: Henry VIII and his six wives - Colaboração
    M.ª Cândida Gomes Albuquerque, AE Romeu Correia, Feijó
    Leia
  • 138
    Webquest: História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar  - Colaboração
    Odete B. Feio Duarte, AE de Moure e Ribeira do Neiva, em Vila Verde, Braga
    Leia
  • 138
    WQ - "Os Lusíadas" - Contexto - Colaboração
    Manuela de Fátima Nogueira, AE Carlos Gargaté, Almada
    Leia
  • 138
    Webquest Joana Vasconcelos - Colaboração
    Maria do Céu Salgado Cruz Gomes, AE Coimbra Sul
    Leia
  • 138
    Webquest - Far beyong languages and cultures - Colaboração
    Paula Sousa, AE Coelho e Castro, Fiães
    Leia
  • 138
    A Poesia Trovadoresca - Colaboração
    Laurinda Fernandes, AE Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão
    Leia
  • 138
    Desafio online “O gato malhado” - Gamificação
    Teresa Pombo e Maria Curado, A.E. Carlos Gargaté, Almada
    Leia
  • 138
    Planeta em perigo - Escape room - Gamificação
    Elisete Maria Oliveira Cação, E.B. de Carreira, Leiria
    Leia
  • 138
    Webquest - Does Artificial Intelligence worth the cost? - Colaboração
    Paula Sousa, A.E. Soares Basto
    Leia
 

1    |    2     |    3   |    4    |    5    |    6   |   7    |   8   |   9   |  10    |   11   |  12   |   13    |   14    |   15


Como Pesquisar?

    Se deseja pesquisar nesta Base de dados, aceda a esta hiperligação e siga os seguintes passos: 1. Menu "Dados"; 2. Escolher "Vista de Filtro"; 3. Clicar em "Aplicar nova vista de filtro". Desse modo, em cada coluna (válido para "Área curricular", "Metodologia" e "Nível de escolaridade"), poderá escolher a informação que deseja filtrar.


 

SEMINÁRIOS:

 

 


Saber mais
ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.