Mês da Literacia
Mês da Literacia
Setembro 2021

 

À semelhança de 2020, o PNL2027 elege o mês de setembro para celebrar e promover a literacia, juntando-se à APEFA na comemoração  do SMAL – Setembro, Mês da Alfabetização e das Literacias e à UNESCO no Dia Internacional da Literacia. 

A literacia remete, tradicionalmente, para um conjunto de capacidades de alfabetização identificadas com a aquisição de competências básicas de leitura, escrita e cálculo, consideradas parte intrínseca do direito universal à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

A ONU e a UNESCO têm estado na vanguarda deste esforço global desde 1946, acompanhando as mudanças de um mundo cada vez mais digital, rico em informação e mediado por muitos tipos de textos.

 

 

O conceito convencional de literacia evoluiu muito desde então e o seu efeito multiplicador e multidimensional faz com que esta seja entendida, hoje, como um fator determinante para o desenvolvimento sustentável e um meio indispensável de compreensão, interpretação, criação e comunicação para todas as áreas do conhecimento e da vida humana.

As literacias fazem parte do Quadro Estratégico do PNL2027 e dos seus eixos de intervenção, expressos nas inúmeras ações dinamizadas com todos os públicos - crianças, jovens e adultos -, no espírito da Declaração dos Direitos dos Cidadãos Europeus à Literacia, da ELINET (European Literacy Policy Network).

À semelhança de 2020, o PNL2027 promove o seguinte PROGRAMA:

 

01

 MLM

 Lançamento da Call Melhores Leitores do Mundo (MLM).

 

02

Leitura Orientada


Debate, na Feira do Livro de Lisboa, sobre A Leitura Orientada em Sala de Aula com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, a escritora Isabel Alçada e a Comissária do PNL2027, Teresa Calçada – 18:00h, Auditório Sul.

 

03

18.ª sessão do Clube de Leitura

18.ª sessão do Clube de Leitura PNL2027


04

Um autor por mês

Abertura, no portal e nas redes do PNL2027, da rubrica Um Autor por Mês
Pedro Tamen

 

08

UNESCO

Comemoração do Dia Internacional da Literacia. Convite à participação no Seminário Online promovido pela UNESCO (dias 8 e 9) 


ALLA

   Participação do PNL2027 na apresentação da Associação Amigos do Livro e da Leitura (ALLA), na Feira do Livro, 19 h.

 

11

Destaques

Destaques de Livros PNL referentes ao mês, no portal e nas redes do PNL2027

 

12

Feira do Livro de Lisboa

 

Conversa, na Feira do Livro de Lisboa, promovida pela Bertrand Editora e a Fundação Círculo dos Leitores sobre a importância do livro e da leitura para uma sociedade saudável - Ler é Essencial -, com a participação da Comissária do PNL2027, Teresa Calçada – 17:30h, Auditório Sul.

 

 

15

Escola 21 23

Apresentação da ação Escola a Ler – Leitura Orientada em Sala de Aula (LOSA).

 

 

16

 Freire

Sessão online “Do pensamento de Paulo Freire à atualidade da educação permanente”, organizada pela APCEP e com o apoio do PNL2027, 18 h. na plataforma Zoom.

 

 

18

Sugestões de Leitura

Sugestões de Leitura do mês, no portal e nas redes do PNL2027.

 

20

LER

Divulgação de novos recursos da plataforma LER. 

 

21/22

Leer Iberoamérica 2021

Leer Iberoamérica Lee 2021, Madrid. Apresentação, na mesa redonda Movimientos por la Lectura, do projeto Movimento 14-20 a Ler, por Anabela Caldeira.


22

 10 anos, 10 meses

10 anos, 10 meses,

Assista à transmissão deste evento

 

25

Ideias de Leitura e Escrita

Proposta de Ideias de Leitura e Escrita  para o mês de outubro

 

1 a 30

SMAL

Parceria com a APEFA para construção de um Mapa Digital de Portugal SMAL 2021, dando visibilidade pública aos eventos realizados a propósito desta efeméride.


 

 

 

Reveja também o Mês da Literacia 2020

MÊS DA LITERACIA

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura