Dia Internacional da Literacia
Dia Internacional da Literacia
8 de Setembro de 2021
 

Desde 1967, a UNESCO apela à comemoração do Dia Internacional da Literacia de forma a lembrar a importância da alfabetização e da literacia como uma questão de dignidade e de direitos humanosresponsável per si de gerar uma sociedade mais alfabetizada, mais competente e sustentável. 

Com a pandemia do Covid 19, ampliaram-se as desigualdades pré-existentes no acesso a oportunidades significativas de alfabetização e de literacia, com impacto no processo de aprendizagem ao longo da vida (ALV). Vários programas de alfabetização ou de literacia foram cancelados ou forçados a adotar modos operacionais de difícil implementação.  

Apesar dos esforços em encontrar alternativas de garantir a continuidade da ALV muitos jovens e adultos analfabetos ou de baixa escolaridade e reduzida literacia viveram grandes obstáculos à aprendizagem. A rápida mudança para o ensino à distância não foi fácil para quem não dispunha de equipamentos informáticos, de acesso à internet ou à eletricidade, nem de competências de TIC, agravando-se a exclusão. 

Prevê-se um aumento nos valores pré-pandemia: 773 milhões de jovens e adultos sem habilidades básicas de alfabetização, incluindo meio milhão de portugueses 

A UNESCO elegeu como tema do Dia Internacional da Literacia 2021 a “Alfabetização para uma recuperação centrada no ser humanoatenuando a exclusão digital” (Nota concetual), apelando à reflexão sobre o contributo da alfabetização e das literacias para a construção de uma base sólida para uma recuperação centrada no ser humano, focada no desenvolvimento das competências digitais dos jovens e dos adultos para não deixar ninguém para trás. Como? Reinventando o ensino e a aprendizagem das Literacias no futuro, durante e após a pandemia, em cooperação global. 

 

Assista ao Vídeo:

 

O PNL2027 convida à participação no Encontro online promovido pela UNESCO entre as 13h30 do dia 8 e as 15h30 do dia 9Literacy for a human-centred recoveryNarrowing the digital divide (programa). Assista também à Cerimónia online de Entrega dos Prémios da UNESCO da Alfabetização 2021 a realizar-se no dia 9 entre as 13h30 e as 14h45.

 

Dia Internacional da Literacia 2021

 

 

Desafio PNL2027

Para assinalar este dia, o PNL2027 convida todos a oferecer um livro ou a sugerir leituras a um jovem ou a um adulto mais próximo. 

Surpreenda pais, filhos, avós, netos, namorados, colegas de trabalho, vizinhos, amigos… 

com um livro adquirido numa livraria do seu bairro ou numa feira do livro local! 

Com um livro requisitado numa biblioteca perto de si! 

Para encontrar boas sugestões recomendamos a consulta do Catálogo Livros PNL2027

 

 

 

 Cartaz

 

Parceria com o SMAL

 SMAL 2021

 

Mês da Literacia

Mês da Literacia

 

 

 

 

Dia Internacional da Literacia 2020

DIL 2020

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura