Programa
Conferência PNL2027
27.10.2021
Programa


10.00h – Abertura

Guilherme d’Oliveira Martins, Administrador FCG

Teresa Calçada, Comissária PNL2027

João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação

 

10.30h – Leitura e Leitores

Leitura e Leitores quer enaltecer essa experiência histórica e fundadora, única, em que superamos os limites do tempo e do espaço e vivenciamos outros mundos possíveis. Para lhe dar sentido, melhor que uma conversa sobre um livro ou uma leitura, só uma conversa sobre bibliotecas com muitos milhares de livros e múltiplas leituras, entre três grandes leitores.

Alberto Manguel

Irene Vallejo

José Pacheco Pereira

 

11.15h – Política Pública de Leitura - A Palavra aos Outros I

Momento para escutar pessoas e organizações da sociedade civil que todos os dias, com convicção ética, responsabilidade social, espírito de compromisso e zelo profissional, contribuem para a criação de um espaço público em que a leitura, a escrita e a literacia são promovidas e valorizadas.

Os depoimentos gravados são a expressão individual e coletiva dessa vontade, em que todos são protagonistas e partilham esse objetivo maior, que é a construção de uma sociedade mais culta e mais letrada e, nessa medida, mais livre e mais coesa.


11.30h – Pausa


11.45h - Política Pública de Leitura - A Palavra aos Outros II


12.00h – Geografias da Leitura

Geografias da Leitura propõe um debate sobre a política pública de leitura na atualidade, abrindo-se a novas ideias que possam contribuir para a sua compreensão e melhoria. A necessidade de desenvolver as competências de literacia e os hábitos de leitura dos portugueses tem sido, em particular desde 2006, consecutiva e coletivamente percecionada como uma problemática socialmente relevante, cujo reconhecimento e apropriação a todos diz respeito, quer se trate dos contextos público, privado ou social, quer dos âmbitos nacional, regional ou local. Assim, diversos são, também, os atores sociais e as dimensões convocadas para este debate: sociológica e cultural, educativa e formativa, digital e comunicacional.   

Rui Pena, ISCTE-IUL

Alexandra Marques, Aga Khan Portugal

Ana Alves Pereira, FCT-UNL

Filipa Jesus, ANQEP

 

13.00h – Almoço


14.30h – Geografias da Leitura

João Teixeira Lopes, FLUP

Teresa Firmino, Jornal Público

Duarte Azinheira, INCM

Jorge Silva, Silva designers

 

15.30h – Prémio Ler+

O Prémio Ler+ tem por finalidade reconhecer personalidades ou entidades que se destacaram pela excelência do trabalho realizado em prol do estudo e da melhoria dos índices de leitura dos Portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita, contando com o patrocínio exclusivo do BPI e da Fundação “la Caixa”. O anúncio do vencedor da 4.ª edição deste prémio realiza-se, à semelhança dos anos anteriores, na conferência anual do PNL2027.

Isabel Alçada, Presidente do Júri do Prémio Ler+

Artur Santos Silva, Presidente Honorário do BPI e Curador da Fundação “la Caixa” 

Teresa Calçada, Comissária do PNL2027

Logos Prémio Ler+

16.00h – Política Pública de Leitura - A palavra aos Outros III


16.15h – Pausa


16.30h - Política Pública de Leitura - A palavra aos Outros IV


16.45h – Conferência

Em tempo de reflexão sobre os caminhos da leitura, tornada ainda mais premente face ao aprofundamento e à aceleração dos fatores de mudança sentidos no ecossistema do livro devido à pandemia, é gratificante poder contar com a palavra de um dos mais reputados especialistas na área das políticas públicas dedicadas a esta matéria. Espera-se, assim, contribuir para um pensamento mais informado e um aumento da massa crítica, capaz de agir e responder adequadamente aos novos desafios da atualidade.

Roberto Igarza

 

17.30h – Encerramento

Elsa Conde, Subcomissária PNL2027

 

Palavras em Voz Alta

Ana Sofia Paiva

 

A Conferência PNL2027 será moderada pelo jornalista Daniel Catalão.

 
LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura