Oradores
Conferência PNL2027
27.10.2021
Oradores
Alberto Manguel

Alberto Manguel – Escritor, tradutor e bibliófilo. Grande leitor, pensador sobre temas do livro e da leitura. Autor do Dicionário de Lugares Imaginários, A Biblioteca à Noite e Uma História da Leitura, entre outros. Dirige, atualmente, o projeto do Centro de Estudos da História da Leitura, em Lisboa.

 
 Daniel Catalão

Daniel Catalão – Jornalista e Apresentador da RTP, especializado em novas tecnologias e internet. É professor de Computação Multimédia e Interatividade na Universidade Lusófona do Porto.  A sua área de intervenção privilegiada prende-se com o uso de ferramentas digitais no jornalismo.

Irene Vallejo

Irene Vallejo – Filóloga, escritora e colunista, autora, entre outras obras, do recente ensaio premiado em todo o mundo: O Infinito num Junco, um testemunho do amor pela Antiguidade, pelos livros e pela leitura, que partilha como palestrante e grande divulgadora da cultura clássica.

José Pacheco Pereira

José Pacheco Pereira – Historiador, cronista e comentador político e social nos media. Autor de livros, artigos e palestras sobre história contemporânea. A Biblioteca e Arquivo Ephemera é a expressão do seu inexcedível espírito de curiosidade e dedicação à memória e ao conhecimento.

José Miguel Tomasena

Rui Pena – Sociólogo, professor universitário e investigador no ISCTE-IUL. Editor, colaborador regular na imprensa diária e autor de vários livros e artigos, tem como principais temas de interesses a sociologia do desenvolvimento, as migrações e a demografia.

Alexandra Marques

Alexandra Marques – Diretora de Educação da Fundação Aga Khan Portugal, educadora de infância, integrou a equipa do PNL entre 2006 e 2009, foi formadora, consultora e responsável em entidades públicas e privadas na área da educação.

Ana Alves Pereira

Ana Alves Pereira – Diplomada em História e Ciências Sociais. Bibliotecária no ensino superior, atual Coordenadora da Divisão de Documentação e Cultura da FCT NOVA. 

Filipa Jesus

Filipa Jesus – Socióloga. Responsável em diferentes organismos públicos nas áreas da educação, emprego, formação profissional e de adultos e aprendizagem ao longo da vida. É presidente do Conselho Diretivo da ANQEP.

João Teixeira Lopes

João Teixeira Lopes – Sociólogo, professor universitário e investigador na FLUP, político e colaborador na imprensa, rádio e televisão, com estudos académicos e livros publicados nas áreas da sociologia da cultura, educação, leitura e juventude.

Teresa Firmino

Teresa Firmino – Jornalista e editora da secção de ciência do Jornal Público, desde 1992 que se dedica à escrita sobre temas científicos. Foi distinguida, em 2017, com o prémio Ciência Viva Montepio Media. Tem vários livros publicados nesta área.

Duarte Azinheira

Duarte Azinheira – Professor universitário, Diretor Editorial e de Cultura da INCM e Diretor do Museu da Casa da Moeda. Detentor de reconhecida experiência como diretor editorial, consultor e programador de atividades culturais.

Jorge Silva

Jorge SilvaDesigner de comunicação, sobretudo nas áreas do design editorial, da direção de arte de publicações periódicas e do branding cultural. Professor, consultor, investigador e curador nos domínios do design e da ilustração.

Isabel Alçada

Isabel Alçada – Professora universitária na UNL. Comissária do PNL entre 2006-2009, Ministra de Educação do XVIII Governo Constitucional. É atualmente assessora para a Educação da Presidência da República. Autora de livros de reconhecido êxito literário, é uma referência na defesa do livro e da leitura.

Artur Santos Silva

Artur Santos Silva –  Presidente Honorário do Banco BPI e Curador da Fundação ”la Caixa”. 

Teresa Calçada

Teresa CalçadaLicenciada em Filosofia, tem trabalhado na área do livro e da leitura desde 1986. Corresponsável nas políticas públicas de leitura, da Rede de Bibliotecas Públicas e da Rede de Bibliotecas Escolares. Atual Comissária do PNL2027.

Roberto Igarza 

Roberto Igarza – Professor universitário, especialista nas áreas da comunicação, leitura e consumos culturais, tem-se dedicado ao estudo das mudanças na produção, difusão e hábitos de consumo devido à revolução digital. Autor de publicações e recomendações sobre políticas públicas do livro e da leitura.

 

 

 

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura