Ler+ Qualifica
Ler+ Qualifica
Candidaturas 2023

Convidam-se os Centros Qualifica e as Escolas com oferta formativa para adultos da Região Autónoma da Madeira à consulta das Orientações e à apresentação de uma candidatura no Formulário “Ler+ Qualifica 2023” do portal do PNL2027 até 15 de janeiro.

Ler + Qualifica é um projeto lançado pelo Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP I.P.)  dirigido à população adulta que frequenta processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), percursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou Formações Modulares (FM) e Português Língua de Acolhimento (PLA), que lhes permitem obter uma certificação, com o objetivo de desenvolver e reforçar hábitos de leitura e escrita. Pretende-se, assim, desenvolver não só a literacia funcional e instrumental dos adultos, mas também a literacia literária.

Este projeto decorre desde 2017 e reúne agora 120 Centros Qualifica . Integrado no programa Adultos a Ler, o Ler + Qualifica granjeia o reconhecimento público ao motivar os adultos, formadores, as escolas/centros qualifica e os parceiros externos a desenvolverem dinâmicas de promoção das literacias junto da população escolar adulta e divulgar essas atividades à comunidade, fomentando o crescimento de uma rede de entidades a Ler + que potencia e fortalece a sua atuação.

Tendo em conta a experiência adquirida, inerente à vivência de um período pandémico, e a necessidade de diversificar estratégias de ensino-aprendizagem com recurso ao ensino à distância, apela-se à definição de um projeto de expressão mista, presencial e online, valorizadora da comunicação digital entre os participantes e com a comunidade.

Para mais informações, contactar isabel.marques@pnl2027.gov.pt.

 

Projeto Ler+ Qualifica

Projeto Ler+ Qualifica

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura