Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
26 de outubro 2020

Neste mês de outubro, vamos celebrar as bibliotecas escolares e convidar todos a comemorar a ligação entre os livros, a leitura, as bibliotecas e a saúde e o bem-estar.

Nestes dias de incerteza, as bibliotecas escolares devem ser um espaço de reconforto e segurança e os seus livros companheiros inigualáveis! Que nestes dias, a leitura seja um remédio, uma atividade terapêutica que traga a serenidade e o alento tão necessários.
 
A biblioteca escolar destaca-se nestes dias como um espaço físico e digital aberto, onde todos são bem-vindos, desejavelmente em segurança, promovendo iniciativas de saúde mental e bem-estar, apoiando e promovendo práticas de leitura por prazer.
 
Este é o tema definido pela International Association of School Libraries (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2020 – Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar e baseia-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 3 da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade.
 
Assim, aos professores bibliotecários, aos coordenadores interconcelhios, aos docentes e a todos aqueles que, todos os dias, constroem leitores nas e com as bibliotecas escolares, uma saudação especial no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
 
IASL
 
LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura