ManiFESTA-te pela LEITURA
ManiFESTA-te pela LEITURA
Online, 23 abril 2021
Reportagem

Este ano o ManiFESTA-te pela LEITURA esteve de volta e reuniu Escolas, Bibliotecas Escolares, Municipais e Universitárias, Centros Qualifica e Associações Culturais numa grande marcha virtual.

O livro esteve no centro desta FESTA. Durante as três semanas anteriores, os nossos manifestantes participaram nos cartões e quizzes diários que, nas redes sociais do PNL2027, os desafiaram a falar das suas experiências de leitura, desde os seus títulos preferidos, às personagens que não esquecem ou adaptações cinematográficas que lhes tiram o sono.

 

 

No dia 23, os cartazes foram chegando e animaram esta marcha: em formato artesanal, digital, em fotografia ou vídeo, deram cor e força às palavras de ordem sobre o direito à leitura e o amor aos livros. O direito de ler em liberdade. Ler é bom, ler faz bem, ler acrescenta.

 

Bibliotecas AE de Ermesinde

  

Biblioteca Escolar ES José Afonso, Seixal

 

  Este ManiFESTA-te pela Leitura foi assim um espaço de liberdade, de partilha de experiências e de gosto pela leitura em que os manifestantes uniram as suas vozes, com emoção.

 

Biblioteca Escolar Vila das Aves.  AE Dom Afonso Henriques,
 

BE da EB de Toutosa; AE N.º 1 de Marco de Canaveses

 

Luz, câmera, ação!

 

Bibliotecas do Agrupamento Ruy Belo, Queluz, Lisboa

 

 

BE Dr. João de Barros - AE da Zona Urbana da Figueira da Foz

 

 

Durante o dia 23, no Instagram manifestaram-se 544 pessoas (252 publicações e 292 stories). Estas publicações alcançaram 6201 gostos e um alcance de 12, 500 contas. 

No Facebook, as publicações tiveram um alcance de 8 728 pessoas (total com partilhas, 12 411). O evento Manifesta-te pela Leitura alcançou 9421 manifestantes e obteve 474 respostas.

 

No Dia Mundial do Livro, 23 de abril, a iniciativa ManiFESTA-te pela LEITURA regressa, em formato online, quebrando as barreiras físicas e incentivando à participação de todos na Marcha pela Leitura. 

Durante as últimas semanas foram disponibilizados diversos materiais customizáveis e publicáveis online pelos manifestantes através do Instagram e Facebook do PNL2027.  

Acedam aos cartazes para registo das palavras de ordem da Manifestação. Escrevam as vossas palavras de ordem, publiquem os cartazes com #manifestatepelaleitura e identifiquem @pnl2027.

Cartaz 1

Cartaz 1

 

Cartaz 2

Cartaz 2

 

Cartaz 3

Cartaz 3

 

Cartaz 4

Cartaz 4

 

 

 

Quiz1

 

No Dia Mundial do Livro, em 2019, o Plano Nacional de Leitura 2027 organizou a primeira manifestação em defesa da leitura e dos livros, com o apoio de diversas entidades que se juntaram a esta causa. Os manifestantes juntaram-se na Praça Luís de Camões empunhando cartazes e palavras de ordem para lembrar a importância do livro e da palavra escrita.

Não tendo sido possível realizar esta manifestação no ano passado, o ManiFESTA-te pela LEITURA regressa em 2021, em formato online, quebrando as barreiras físicas e incentivando à participação de todos em qualquer ponto do país e do estrangeiro.

Através das redes sociais do PNL2027, durante as próximas três semanas, serão disponibilizados diversos materiais customizáveis e publicáveis online pelos manifestantes.

Convidamos todos a fazer parte desta marcha, enquanto expressão individual e coletiva do gosto de ler e de partilhar com os outros o valor da leitura.

Reserve a data e inscreva-se (Área Pública) para receber no seu e-mail as informações, materiais e atividades associadas ao evento.

Participa!

Poster

 

Disponibilizamos aqui o poster desta ação.

#manifestatepelaleitura #pnl2027

 

Para mais informações: alexandra.lopes@pnl2027.gov.pt
 
ManiFESTA-te pela leitura! - Dia Mundial do Livro
 


Veja também

Se tu lesses


Falar de Livros

Falar de Livros

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura