Ler Maior
Ler Maior
Candidaturas 2022-23

O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) convida as Universidades Seniores à consulta das Orientações e à participação no Projeto Ler Maior. através do Registo da Universidade e do preenchimento do respetivo Formulário até 31 de maio.

Anunciam-se duas novas Universidades Seniores aderentes ao Ler Maior, perfazendo vinte e sete participantes na 3ª edição do Projeto Ler Maior (5 do Norte, 11 do Centro e 11 do Sul): ver lista 

Deseja-se um ano de desenvolvimento e partilha de bons momentos de leitura e de escrita a narrar Vida(s) e acontecimentos reais ou imaginários.


Ler Maior é um projeto lançado pelo PNL2027 e a Associação Rede de Universidades de Terceira Idade (RUTIS) dirigido à população adulta que frequenta as Universidades Seniores, com o objetivo de fomentar a leitura e a escrita e estimular a troca de experiências e saberes entre a população Maior e entre esta e a população em geral, num diálogo intergeracional.

O projeto tem por finalidade a dinamização de atividades de leitura e escrita pelos adultos com + de 50 anos, entre pares e com outras gerações, de forma a desenvolver competências de literacia e incentivar uma maior intervenção sociocultural destes adultos a partir das suas vivências, conhecimentos e capacidades. Apela-se à construção de narrativas reflexivas sobre vivências autobiográficas, narrativas criativas e ficcionais sobre realidades ou imaginários de acordo com o tema proposto: “O que ainda gostaria de fazer”.

Graças ao controlo da pandemia Covid 19, o PNL2027 e a RUTIS gostariam de ver crescer a rede Ler Maior com a inscrição de novas entidades e a participação ativa e interessada dos seus MAIORES.

Para mais informações, contactar: isabel.marques@pnl2027.gov.pt

 

Mostra de trabalhos

Ler Maior - Mostra de trabalhos 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura