Bora lá
Bora lá
ES du Bocage, Setúbal

O mundo atual da leitura é complexo e vivemos numa cultura mediática. O modo de ler mudou. A leitura literária e individual dá lugar à leitura plural e social. Os espaços de leitura são híbridos e o digital induz novas dinâmicas de leitura. A escola deve proporcionar aos alunos novos espaços de leitura para novas formas de ler.

Tendo consciência de que a nossa escola ainda não pode ser apelidada de escola leitora queremos alterar este rumo. Bora lá ler! É responsabilizar a escola pela implementação de um conjunto de ações promotoras do gosto de ler; é a oportunidade de incorporar a leitura na vida da escola, na sala de aula, na biblioteca e nos pátios. Ler para aprender mais, ler por prazer, ler a par, ler em voz alta, e em todo o lado… Este projeto pode consciencializar agentes educativos, famílias de que a leitura e a escrita são instrumentos indissociáveis da aprendizagem académica, de diferentes literacias, competências e atitudes constantes no “Perfil dos Alunos do Século XXI”.

Diário de Bordo

 

 Oficina de Filosofia

 

 

Atividade em destaque

Oficina de Filosofia

Oficina de Filosofia integrada no Dia Internacional da Filosofia para 5 turmas do 7o ano. 9 alunas do 11o G dinamizaram sessões com apoio da docente e da BE, em articulação curricular com cidadania e entre ciclos:3o ciclo e secundário. O tema Direitos Humanos iniciou-se no MIBE, com exposição e sugestões de leituras, pesquisa na BE e registo escrito na Arvore dos Direitos Humanos. Atividade em grupo: desafio à reflexão, debate, escrita e partilha com os pares. Iniciativa com foco no treino de competências interpares e ciclos diferentes.

 Evidências: Ver Padlet

 

Criado com o Padlet
LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura