Página Inicial > Ações > Eventos > Ainda usamos estas palavras?

Ainda usamos estas palavras?
Ainda usamos estas palavras?
Pensar a língua

Foi lançado, entre 23 e 30 de abril, um inquérito online público sobre um conjunto de palavras da língua portuguesa com baixa frequência de uso, para tentar verificar, junto de respondentes de várias idades e de vários pontos do país, o seu grau de utilização. Os resultados do inquérito Ainda usamos estas palavras? são divulgados hoje, em comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O inquérito teve uma adesão significativa, tendo sido submetidas 2026 respostas. Agradecemos a todos os que participaram, em especial aos alunos e aos professores de muitos agrupamentos de escolas, pois deram um importante contributo para uma reflexão sobre a questão da Mudança Linguística.

Esta experiência revelou resultados muito interessantes, de que aqui se dá um breve apontamento, e sugere que um estudo mais alargado e aprofundado poderia ser, por um lado, um contributo de peso para a avaliação do papel da leitura no conhecimento lexical e da língua em geral e, por outro, um ótimo indicador da “Mudança linguística” no Português Europeu.

 

Inquérito “Ainda Usamos Est... by Plano Nacional de Leitura 2027 on Scribd

ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.