Dia Mundial da Filosofia
Dia Mundial da Filosofia
Direto Instagram PNL2027 | Livros Perguntadores
23 nov. 21 h.

Em 2002, a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, fazendo a apologia da reflexão e fomentando o pensamento crítico, contribuindo desta forma para a promoção da tolerância e da paz. Desde então este dia é celebrado em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês de novembro, que este ano terá lugar a 18 de novembro de 2021.

 

Escola de Atenas

Escola de Atenas (1509) Rafael

 

“Qual é o propósito, o objeto próprio do filosofar?
O que estamos a fazer?
Não estamos, evidentemente, a começar a partir do nada, nem estamos apenas a percorrer ideias ao acaso. Estamos sempre à procura de algo em particular – uma ligação, uma conexão, um contexto que dará sentido às nossas noções presentemente obscuras. Os pensamentos que vagueiam agora por aí à solta e desligados precisam de algum modo de ser atraídos para um padrão – talvez mesmo um padrão único, uma concepção explicativas global. E, quando um destes padrões parece tornar-se mais completo, aprovamo-lo e começamos a referir-nos esperançadamente a ele como uma filosofia. “

in Mary Midgley (2019) Para que serve a fílosofia? Lisboa: Temas e debates

“Se a filosofia se apagar, se a voz dos filósofos se extinguir, o espírito tornar-se-á cada vez mais vulnerável às manipulações dos mercadores de ídolos e dos fabricantes de opinião.”

Manifesto dos intelectuais franceses em prol da Filosofia, publicado no Le Monde em julho de 1975

“A filosofia quer saber o que significa para nós o conjunto dos nossos saberes …e até se são verdadeiros saberes ou ignorâncias disfarçadas! Porque a filosofia costuma questionar-se principalmente sobre perguntas que os cientistas (e com certeza as pessoas comuns) dão já por supostas ou evidentes. Thomas Nagel, actualmente professor de Filosofia numa universidade de Nova Iorque, refere-se a isso deste modo: «A principal ocupação da filosofia é questionar e esclarecer algumas ideias muito comuns que usamos todos os dias sem pensar nelas. Um historiador pode perguntar-nos que aconteceu num determinado momento do passado, mas um filósofo perguntará: o que é o tempo? Um matemático pode investigar as relações entre os números, mas um filósofo perguntará: o que é um número? Um físico perguntar-se-á de que são feitos os átomos ou o que é que explica a gravidade, mas um filósofo perguntará: como podemos saber que existe algo fora das nossas mentes? Um psicólogo pode investigar como é que as crianças aprendem uma linguagem, mas um filósofo perguntará: porque é que uma palavra significa alguma coisa? Qualquer pessoa pode perguntar se está mal introduzir-se no cinema sem pagar, mas um filósofo perguntará primeiro: por que é que uma acção é boa ou má?»

in Fernando Savater (1999). As Perguntas da Vida. Lisboa: D. Quixote

 

Livros PNL

Livros PNL

Descubra Livros Perguntadores recomendados pelo PNL

 

 

 Livros perguntadores

 

 

Direto no instagram do PNL2027
Júlia Martins da equipa PNL2027 e Joana Rita da Filocriatividade
dia 23 de novembro, pelas 21 horas

 

Reveja o direto

 

O que são #livrosperguntadores?

Para recordar outras sessões sobre #livrosperguntadores:

 

Texto escrito colaborativamente: Júlia Martins da equipa #PNL2027 e Joana Rita da #Filocriatividade sobre o papel da filosofia na Recomendação n.º 2, de julho de 2021, sobre A voz das crianças e dos jovens na educação escolar.

 

Livros e pessoas

 

Três livros | Três exercícios para pensar e dialogar

 Uma proposta da #Filocriatividade

 

 

 A Contradição humana     Fábrica de Palavras     Para onde vamos 

Clique em cada uma das capas para ver as atividades.

 

Três livros e três exercícios para pensar e dialogar a partir desses livros. São #livrosperguntadores recomendados pelo PNL2027. Se não tiver os livros, aproveite para visitar a Biblioteca Municipal ou Escolar (conforme o caso) para requisitar o livro.

Estes exercícios podem ser realizados em família ou na escola.

 

Olimpíadas Nacionais de Filosofia

  

As Olimpíadas Nacionais da Filosofia (ONF) estão de volta.

As inscrições decorrem entre os dias 15 de novembro de 2021 e 15 de janeiro de 2022. As provas realizar-se-ão no dia 4 e 5 de março de 2022 na Escola Secundária de Montemor-o-Novo. Da apreciação destes ensaios resulta a seleção dos alunos que irão representar Portugal na International Philosophy Olympiad (IPO), este ano o evento realizar-se-á em Lisboa.

O tema das IPO 2022 “Identidade e Pessoa” foi inspirado simultaneamente na multidimensionalidade da cidade de Lisboa e em Fernando Pessoa, e será o mote inspirador para uma reflexão multidimensional sobre a identidade. A obra de Pessoa assumirá assim o papel de “timoneiro” da reflexão filosófica, propiciando um aprofundamento das questões atinentes à identidade nas suas múltiplas dimensões, tentando, como diz o poeta, "ser plural como o universo!".

Acompanhe as novidades aqui.



Cidade e a Arte


A interação entre a “Cidade e a Arte” é o tema central do Festival de Filosofia de Abrantes que vai realizar-se de 18 a 20 de novembro, regressando ao modelo presencial, organizado pela Câmara Municipal e com o alto patrocínio do Presidente da República.

Durante três dias, pensadores, académicos, artistas e investigadores nacionais vão pensar e debater de forma aberta o papel da arte, nas suas múltiplas disciplinas, na tensão dialética entre a sua realidade e o contexto social. 

Conheça o programa do Festival aqui.



Ver também

Dia da Filosofia 2020 

Filosofia para Crianças 

Livros PNL – Livros de Filosofia 

Livros PNL- Filosofia para todas as idades 

 

Saber mais
ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.