Ler+ Qualifica
Ler+ Qualifica
Candidatura 2023
Até 15 de outubro

Convidam-se as Escolas e os Centros Qualifica à consulta das orientações [pdf em anexo] e à apresentação de uma candidatura 2023 no formulário “Ler+ Qualifica 2023 - BN” do portal do PNL2027, fomentando o crescimento dessa rede de Adultos a Ler.

 

Ler + Qualifica é um projeto lançado pelo Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP I.P.) dirigido à população adulta que frequenta processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), percursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou Formações Modulares (FM e PLA), que lhes permitem obter uma certificação, com o objetivo de desenvolver e reforçar hábitos de leitura e escrita. Pretende-se, assim, desenvolver não só a literacia funcional e instrumental dos adultos, mas também a literacia literária.

 

Pretendendo-se alargar a rede de Ler+ Qualifica a públicos de muito baixa escolaridade (sobretudo NB1 e NB2), esta candidatura é aberta aos Centros Qualifica com oferta formativa de cursos EFA e a Escolas com oferta formativa de cursos EFA, sem Centro Qualifica, interessados em desenvolver dinâmicas de promoção das literacias com esses adultos.

 

A candidatura exige um registo do Centro Qualifica ou da Escola sem CQ (categoria Outros/qual?) na plataforma PNL2027 e o preenchimento do formulário de candidatura até 15 de outubro de 2023.

 

Para mais informações, contactar isabel.marques@pnl2027.gov.pt.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura