Estamos conscientes que para materializar e consolidar os hábitos de leitura devemos estar muito atentos às coordenadas espácio-temporais em que pretendemos desenvolver o projeto, bem como às condições específicas dos contextos económico e sociocultural do concelho que definem as peculiaridades dos nossos alunos.
Para conhecer estes aspetos foi fundamental a análise macro contextual do nosso ambiente externo (restrito e alargado), a partir da análise PEST e da análise interna, SWOT, efetuada pela equipa de autoavaliação do Agrupamento em 2016. Se por um lado o contexto socioeconómico do concelho é muito desfavorável e os índices de escolaridade são muito baixos, por outro, este Agrupamento vê como uma oportunidade a denominação da “Leitura como desígnio nacional” e a força que este epíteto à leitura pode criar na forma de agir dos encarregados de educação.
Baseados no diagnóstico do Agrupamento, nos constrangimentos do concelho e da nossa população escolar e nas oportunidades já enumeradas, encetamos a implementação de alguns projetos de leitura, com o intuito de trabalhar em prol da primeira meta do nosso PE (“intensificar a qualidade das aprendizagens promovendo o sucesso educativo”).
É sabido que para promover as aprendizagens e a qualidade das mesmas é necessário: aprender a ler, “saber ler”, gostar de ler e, posteriormente, intensificar a prática da leitura de textos de carácter informativo e literário, com estrutura e organização da informação mais complexas. Estas três premissas implicam que o trabalho em torno da leitura abranjam todos os anos de escolaridade, desde o Pré-escolar até ao 9º ano, bem como o trabalho de retaguarda dos pais/encarregados de educação.
Para que esta vertente seja maximizada, pretendemos também estender a leitura à restante comunidade educativa, nomeadamente assistentes operacionais, professores e encarregados de educação.
"Debemos ser conscientes de que animar a ler es una labor calada, metódica y constante; que pone el énfasis de su acción en el día a día , en la actividad continuada en el aula y fuera del aula, más que en actividades espectaculares. Equipo Peonza (2001). El rumor de la lectura
Juntos.com
Meta:
Encurtar as assimetrias culturais, pedagógicas e de acesso a bens culturais que se notam nos alunos de etnia cigana.
Objetivos:
Público-Alvo:
Três primeiros anos de projeto - 22 alunos de etnia do 2º, 3º e 4º ano (Escola sede e EB1 de Vila de Frades)
Descrição:
As atividades permanentes relacionadas com a leitura e escrita são estruturadas em oficinas semanais de uma hora por grupo e são orientadas pela professora bibliotecária.
Nestas sessões os alunos trabalham a literacia da escrita, a leitura e a oralidade, através de atividades lúdico-pedagógicas.
Exemplo de atividades:
Cada grupo é monitorizado duas vezes por mês, inicialmente pela professora bibliotecária, depois pelos próprios colegas. Este aspeto é muito importante porque ao avaliarem os colegas apercebem-se do que corre menos bem.
Nota: dos 22 alunos apenas três são leitores e sabem escrever.
Domínio da leitura e escrita:
Domínio de competências sociais e cidadania: