Em Valongo, ler é um prazer!
Em Valongo, ler é um prazer!
AE de Valongo do Vouga, Águeda

O projeto que apresentamos pretende dar continuidade e consolidar iniciativas impulsionadas pela equipa da Biblioteca Escolar (BE) no âmbito das literacias da leitura e dos media.

Estas ações terão em conta a especificidade do Agrupamento, inserido num Território de Intervenção Prioritária (TEIP) e pretende-se que abranjam toda a comunidade escolar e educativa, reforçando a identidade do AE, numa lógica de transversalidade horizontal e vertical. Para rentabilizar recursos e (a)efetiva colaboração, as ações serão consentâneas com os projetos em curso no AE e as várias áreas de intervenção da BE, nomeadamente os Serviços Técnico-Pedagógicos.

O Projeto tem como inspiração as figuras míticas e imaginárias, os heróis da literatura, da história e da ciência que vão mergulhar no património cultural, histórico e património local. Tendo este ponto de partida, serão dinamizadas oficinas de escrita, leituras diversas e em diferentes contextos e públicos, nas diferentes áreas do saber.

Diário de Bordo

  

Festa da Leitura

 

Atividade em destaque

Festa da Leitura online

Festa da Leitura online foi uma atividade realizada no âmbito do E@D, na plataforma TEAMS. Foi pedida aos E.E autorização para publicação de imagem e som. Os docentes, a PB e os alunos prepararam e selecionaram os textos, as músicas, treinaram, gravaram de acordo com um guião. Foi marcada uma reunião alargada, à qual responderam positivamente 100 pessoas. Posteriormente, o vídeo foi publicado na rede social Facebook, sendo que se registaram cerca de 3000 visualizações.

 Evidências:

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura