Somos+ ALER+
Somos+ ALER+
AE de Tondela Tomaz Ribeiro

Pretendemos aprofundar a literacia da leitura no seu caráter transversal e multidisciplinar, cruzando-a com a literacia digital, dos média e da informação, numa perspetiva de continuidade, apresentando propostas inovadoras, que integram as linhas de intervenção do Plano de Ação Estratégica do Agrupamento (PAE), com vista ao sucesso dos alunos. No âmbito do diagnóstico realizado, foram identificadas algumas fragilidades, nomeadamente ao nível da proficiência da leitura e da escrita. Este plano de ação coloca o prazer de ler e o desenvolvimento das competências leitora e de escrita no centro dos esforços do agrupamento para alcançar os objetivos traçados e as metas estabelecidas.

Pretendemos envolver todos os alunos do agrupamento, de todos os níveis e tipos de ensino, com especial enfoque nos anos iniciais de ciclo, em atividades de promoção da leitura, da escrita e das expressões a ela associadas, em articulação curricular com as várias disciplinas e projetos do agrupamento. Salienta-se igualmente a inclusão dos vários grupos da comunidade escolar (PD, PND, pais e famílias), reforçando-se as redes locais, através do envolvimento da e com a comunidade, as BE´s, a biblioteca municipal e a autarquia, num trabalho de proximidade com vários parceiros.

Diário de Bordo

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura