Ler sempre: por prazer e para aprender
Ler sempre: por prazer e para aprender
AE Terras de Larus

Entre o ano letivo de 2014/2015 a 2016/2017 o AE Terras de Larus aderiu ao projeto nacional de promoção da leitura - aLer+.

O “aLer+ no AE Terras de Larus” partia de uma realidade existente: o trabalho regular e construtivo na oferta de dinâmicas de promoção da literacia da leitura, com efeitos na implementação de hábitos de leitura e da competência leitora, desenvolvidas em diferentes contextos e formatos, numa abordagem formal, informal ou mais lúdica. Este procurava também atender à especificidade do público-alvo, ao contexto socioeconómico em que as escolas se inserem e, também, ao facto deste Agrupamento só ter uma Biblioteca Escolar.

A leitura era entendida e assumida como competência básica transversal ao currículo nos diferentes ciclos de ensino, mas também a leitura autónoma e por prazer como uma responsabilidade do professor, da Escola, da Biblioteca e das famílias. Este projeto comum assentava, entre outros aspetos, em dois eixos prioritários: desenvolver a aprendizagem (competência) leitora e formar leitores (respeitando o perfil de cada um). O balanço do projeto aLer+ no AE Terras de Larus tem sido manifestamente positivo. Destaque-se, entre outros aspetos:

  • Assunção da centralidade da literacia da leitura (e de outras) no Projeto Educativo;
  • Assunção do projeto como o fio visível ligando todos os atores da comunidade focados numa cultura integral de leitura;
  • Fomento e visibilidade de práticas regulares e eficazes de promoção do livro e da leitura (aliadas a outras competências) que já existiam;
  • Desenvolvimento e consolidação de hábitos regulares de requisição de livros;
  • Aumento dos hábitos de frequência da Biblioteca e de uso dos seus recursos;
  • Mais práticas de articulação e trabalho colaborativo com a BE no Agrupamento;
  • Mais práticas colaborativas na comunidade e com o meio - alunos, professores, funcionários, encarregados de educação, famílias e parceiros;
  • Grau elevado de concretização e de satisfação do Plano de Atividades. Em julho de 2017 o AE Terras de Larus foi integrado na fase zero do projeto “aLer+ 2027”. 

Reconhecimento pelo percurso já feito mas, mais do que isso, reforçar o dever e o desafio para todos que a centralidade da leitura é a verdadeira missão deste Agrupamento. Assim, serão propostas iniciativas e atividades que continuem a estimular os hábitos de leitura dos diferentes públicos desta comunidade, nomeadamente do público-alvo - os alunos, a frequência da Biblioteca e utilização dos recursos e serviços, a articulação curricular e  extracurricular, o trabalho colaborativo, a exploração de ambientes diversificados de leitura e outras literacias associadas, o desenvolvimento de parcerias, a relação com as famílias.

Esta missão é assente num clima de igualdade de oportunidades e de inclusão tendo em conta a realidade do nosso Agrupamento: turmas regulares, Escola de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos, Turmas de Português Língua Não Materna, Unidade de Educação Especial, Cursos CEF (Acompanhamento de Crianças e Eletricidade) … porque a todos ler permite saber e aprender, ler dá prazer!

Diário de Bordo

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura