Leituras a Oeste
Leituras a Oeste
AE de São Martinho do Porto

O Agrupamento tem vindo a implementar programas de leitura, nos vários ciclos de ensino. No 1º ciclo, verificam-se constrangimentos na implementação de leitura em suporte digital. Na escola sede (do 2º ciclo ao secundário), têm sido implementados projetos, nas vertentes curricular e não curricular, que incluem a leitura em vários formatos. Nesta escola, constata-se a diminuição dos índices de leitura autónoma, em especial no 3º ciclo e secundário e, também, a tendência de menor envolvimento voluntário dos alunos em atividades de leitura. Também persiste o alheamento generalizado dos encarregados de educação em relação à leitura. O projeto Ideias com Mérito/ RBE Há Ler e e-Ler tem sido desenvolvido e concluímos que os alunos continuam a não aderir à leitura digital autónoma, em e-readers; verifica-se que os alunos leitores preferem ler em papel e os não leitores não aderem a este formato.

Diário de Bordo

 

AE S. Martinho do Porto

 

Atividade em Destaque

Quem é quem?

Atividade de promoção da leitura e do livro, em contexto da Semana da Leitura/ Dias Abertos do Agrupamento. Incluiu a organização da exposição “Quem é quem?”, constituída por trabalhos de alunos das turmas do 8º ano do ano transato, no decorrer de um projeto desenvolvido no âmbito do “Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar”. Esta exposição foi o ponto de partida para o desenvolvimento de um ateliê que teve nove sessões dirigidas a turmas dos 2º e 3º ciclos (2 de 5º, 3 de 6º, 4 de 8º anos). Prevê-se a pintura de murais no espaço exterior da escola, replicando 3 dos trabalhos expostos.

Divulgação

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura