Com um caminho já percorrido, este Agrupamento de escolas (AESCD) integra-se em mais uma fase aLer+, sendo que, desta vez, os promotores de ambientes de leitura transpõem os muros das escolas, da biblioteca municipal, procurando criar ramos de sinergias com outros agrupamentos, com pessoas singulares ou coletivas do município, num abraço conjunto que propicie horizontes comuns e sucessos partilhados. Por conseguinte, a elaboração deste plano de ação é entendida como a consolidação de práticas já instituídas no Agrupamento, sendo transversal, do ensino Pré-Escolar ao Secundário, contando com a abertura a estratégias que qualifiquem o nosso programa de promoção da leitura e formação de leitores alargando-o à formação na escrita.
Não basta sermos empenhados e solidários, é preciso que os outros percebam a importância dos atos e sejam recetivos à mudança. Neste sentido, pretende-se não apenas criar e concretizar atividades de leitura e escrita, mas comprometer e responsabilizar os intervenientes na reflexão entre a taxa de esforço, os meios e os resultados práticos, fomentando a autocrítica, com vista à mudança de atitudes e valores. Encontra-se, assim, orientado, conforme as ações que privilegiamos, para a dimensão de cidadania e partilha de saberes e ainda do saber fazer com a leitura e, para além dela, a escrita, elevando os níveis de autonomia e criatividade dos nossos alunos. Nesta perspetiva, este desafio é bemvindo e constituirá seguramente um apoio especializado de combate ao insucesso funcional, promovendo o desenvolvimento cultural e a coesão social na nossa comunidade.
Penso o que leio, ou leio o que penso?
Objetivos:
Estimular a leitura, a reflexão e o debate de ideias.
Promover o desenvolvimento de competências digitais.
Reforçar a relação entre a Biblioteca, as salas de aula, os alunos e as famílias.
Público-Alvo:
251 alunos do Ensino Secundário
Descrição:
Clube de Leitura e Escrita onde os alunos partilham o seu trabalho e as suas competências concretizando o pressuposto Tu podes vencer! | Ler e escrever + | Pensar++. Pensado sob a forma de Clube de Leitura e Escrita, torna-se o local físico e virtual onde são partilhadas as perspetivas dos alunos do Ensino Secundário acerca de múltiplos temas e problemas, espelhando as competências transversais por eles adquiridas e fomentando a leitura de textos individuais e/ou obras recomendadas/escolhidas. O processo decorre em diferentes disciplinas, em contexto letivo, e/ ou DAC, com a mediação da biblioteca escolar na curadoria e formação aos alunos e na criação de momentos de interação entre diferentes núcleos das 14 turmas participantes.
A monitorização e avaliação deste trabalho é feita no contexto curricular das diversas disciplinas envolvidas, tendo como perspetiva a concretização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a integração plena de todos, num ambiente democrático e criativo.
Evidências: