O presente projeto assenta na vontade/necessidade de reformular as ações de promoção da leitura que vêm sendo desenvolvidas junto da população escolar do Concelho de Penacova e investe, preferencialmente, na criação e dinamização de ambientes e situações de aprendizagem inovadoras, capazes de aumentar o gosto e o prazer de ler e,consequentemente, de melhorar as competências leitoras dos alunos, aumentando,assim, a sua capacidade de entender e de participar civicamente no mundo.
O projeto envolve todos os níveis de ensino do agrupamento, mas assume diferentes formatos junto de cada faixa etária. Desenvolver-se-á em dois anos letivos (2018/2020) e provocará uma interação profícua em torno da leitura [literacia] , numa pluralidade de abordagens e contextos, não descurando, como é óbvio, outras literacias associadas numa era digital em que vivemos, potencializando, no agrupamento, o acesso ao conhecimento transdisciplinarmente e o trabalho colaborativo.
Destinatários: Educação Pré-Escolar e 1.º CEB Periodicidade: Semanal/quinzenal Objetivo: Envolver famílias na formação de leitores
Metodologia: O saco de leitura transportou os livros escolhidos pela criança, com a orientação dos docentes (emprestados pelas bibliotecas) e lidos, em casa, com familiares. Em casa, a família decorou o saco com um elemento da história, registando o seu percurso leitor. O saco, pretexto para o reconto em sala de aula, despertou a curiosidade e a vontade de ler e alimentou dinâmicas de leitura em família noutros contextos e momentos, inclusive no período de E@D.
Evidências:
[Publicação digital com a descrição do projeto]