A Leitura dá-te+ mundo
A Leitura dá-te+ mundo
AE de Penacova

O presente projeto assenta na vontade/necessidade de reformular as ações de promoção da leitura que vêm sendo desenvolvidas junto da população escolar do Concelho de Penacova e investe, preferencialmente, na criação e dinamização de ambientes e situações de aprendizagem inovadoras, capazes de aumentar o gosto e o prazer de ler e,consequentemente, de melhorar as competências leitoras dos alunos, aumentando,assim, a sua capacidade de entender e de participar civicamente no mundo.

O projeto envolve todos os níveis de ensino do agrupamento, mas assume diferentes formatos junto de cada faixa etária. Desenvolver-se-á em dois anos letivos (2018/2020) e provocará uma interação profícua em torno da leitura [literacia] , numa pluralidade de abordagens e contextos, não descurando, como é óbvio, outras literacias associadas numa era digital em que vivemos, potencializando, no agrupamento, o acesso ao conhecimento transdisciplinarmente e o trabalho colaborativo.

Diário de Bordo

 

 Sacos de Leitura

 

Atividade em destaque

Famílias que leem: Sacos de Leitura

Destinatários: Educação Pré-Escolar e 1.º CEB Periodicidade: Semanal/quinzenal Objetivo: Envolver famílias na formação de leitores

Metodologia: O saco de leitura transportou os livros escolhidos pela criança, com a orientação dos docentes (emprestados pelas bibliotecas) e lidos, em casa, com familiares. Em casa, a família decorou o saco com um elemento da história, registando o seu percurso leitor. O saco, pretexto para o reconto em sala de aula, despertou a curiosidade e a vontade de ler e alimentou dinâmicas de leitura em família noutros contextos e momentos, inclusive no período de E@D.

 Evidências:

 

Clique para assistir

 [Publicação digital com a descrição do projeto]

 

Clique para ler

[Página com agregação dos resultados alcançados]

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura