Cabanita aLer+ 2027
Cabanita aLer+ 2027
AE Padre João Coelho Cabanita

O desenvolvimento deste projeto parte das seguintes fragilidades:

  • diminuição de procura de livros para leitura autónoma ou recreativa, por parte dos alunos em geral;
  • ao nível do 2º e 3º ciclo verificou-se uma redução no empréstimo domiciliário (provavelmente os alunos têm pouco tempo para a leitura, uma vida escolar sobrecarregada e com atividades extracurriculares que ocupam os seus tempos livres);
  • ao longo dos último anos, os alunos têm lido principalmente obras das metas curriculares;
  • os nossos jovens usam as novas tecnologias, não tanto em prol do desenvolvimento de hábitos e de competências de leitura, mas essencialmente para jogos e uso de redes sociais;
  • há um clima escolar e familiar agitados, onde falta a tranquilidade favorável à leitura;
  • o tempo de atenção dos jovens é diminuto, não lhes permitindo desfrutar do prazer da leitura.

Na sequência das fragilidades apontadas, com este projeto, pretende-se criar uma cultura integrada de leitura, colocando-a no centro da ação educativa do agrupamento desenvolvendo competências e hábitos de leitura, nos alunos e restante comunidade escolar. Desta forma pretende-se ainda potenciar a articulação com projetos curriculares e extracurriculares já existentes no agrupamento.

Dado que é um projeto já existente, pretendemos dar continuidade às boas práticas dos anos anteriores, e promover atividades inovadoras, que incluam a literacia científica e as novas tecnologias.

Diário de Bordo

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura