Ler é aquela cena!
Ler é aquela cena!
AE de Paço de Arcos, Oeiras

O projeto pretende, por um lado, congregar práticas de leitura já existentes, e, por outro, implementar estratégias diferentes adequadas aos novos modos de ler. Para manter e cativar novos e mais competentes leitores, propõe-se recorrer à leitura multimodal, a práticas de socialização da leitura e escrita e ao envolvimento de professores, famílias e funcionários. Dar-se-á continuidade às atividades “Leitura em Vai-Vem”, “Biblioflashes”, “Ponto de Leitura” e “Livros que viraram filmes”.

Atendendo a cada nível de ensino, as ações organizar-se-ão em torno de:

(um) projetos individuais de leitura e grupos de leitores, implicando leitura/partilha em suporte impresso/ digital – “Passaporte para a Leitura”, “Roda de Livros”, blogue do projeto/ mural de turma, booktrailers, GoodReads, Wattpad;

(dois) concursos de leitura (Kahoot ou Socrative);

(três) atividades de escrita criativa (concursos, Wattpad, Fanfiction) com edição de livros digitais. A BE organizará o mural do projeto (Padlet).

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

Booktrailers - Miúdos a Votos 21

Booktrailers - Miúdos a Votos 21

 

Objetivos:

  • Motivar os alunos para a leitura recreativa
  • Fidelizar os leitores
  • Divulgar outras possibilidades de leituras.

Público-Alvo:

  • Nas eleições, participaram as turmas do 3.º e 4.º anos, todos os alunos do 2.º ciclo e cerca de 150 alunos do 3.º e secundário profissional.
  • Na campanha participaram ativamente 3 turmas do 2.º ciclo e uma do secundário profissional.
Descrição:

A atividade, que consistiu na preparação dos alunos para a dinamização da campanha eleitoral inserida na iniciativa «Miúdos a votos», foi realizada pela biblioteca escolar, em articulação com os docentes dos alunos envolvidos. 

Principais etapas:

  • Dinamização de sessões de motivação e literacia digital (professoras bibliotecárias e Visão Júnior))
  • Participação nas oficinas preparadas pela Visão Júnior
  • Produção de booktrailers, cartazes e podcasts
  • Apresentação dos trabalhos produzidos em sessões na biblioteca ou na sala de aula de colegas
  • Divulgação da forma de votação (online)
  • Divulgação dos trabalhos realizados num mural digital
Impactos:
  • Aumento das aprendizagens na área da comunicação e expressão oral
  • Mobilização de conhecimentos para situações novas
  • Maior envolvimento dos alunos na organização das suas aprendizagens
  • Busca de novas soluções para diferentes desafios.

Evidências:

Miúdos e Graúdos a Votos - 3.º CEB e Ens. Secundário

Miúdos a votos - 5.º A / 5.º B

Clique para assistir - Bicicleta à chuva

Bicicleta à chuva


Clique para assistir - Reportagem Radar XS

Radar XS

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura