Ler para Crescer+
Ler para Crescer+
AE n.º 2 de Beja

O envolvimento do agrupamento no programa aLeR+ tem sido extremamente elevado.

O Programa de Leitura, Poet.arte foi um trabalho consistente, desenvolvido ao longo dos últimos 2 anos, com um impacto, muito positivo, nas capacidades leitoras dos alunos: os alunos leem de forma proficiente texto poético, sendo capazes de falar/escrever e exprimir a sua leitura de forma plástica. Não abrangeu, porém, as turmas de 2º ciclo da escola e pré-escolar, de forma continuada, nem o 3º ciclo da escola sede.

Amostras para Ler+ com ciência promove a literacia científica, na totalidade das escolas básicas das freguesias rurais de 1º ciclo. Impõe-se o alargamento deste projeto ou outro que dê resposta às dificuldades de leitura e interpretação de enunciados científicos, ponto fraco detetado nas avaliações dos alunos.

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

Na rota do Beagle, à descoberta de uma nova árvore da vida

Clique para aceder - Na Rota do Beagle, à descoberta da árvore da vida

Na Rota do Beagle

 

Objetivos:

  • Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados.
  • Utilizar autónoma e proficientemente as tecnologias, as ferramentas digitais e a Internet para ler, escrever, partilhar e comunicar com diferentes finalidades.
  • Interpretar situações concretas à luz do Lamarckismo, do Darwinismo e da perspetiva neodarwinista. Explicar situações que envolvam processos de evolução divergente/ convergente. Explicar a diversidade biológica com base em modelos e teorias aceites pela comunidade científica.

Público-Alvo:

11.º ano - 30 alunos

Descrição:

A atividade consistiu na reconstrução da viagem do barco Beagle de Darwin através de georreferenciação em Google Earth, tendo sido criado um roteiro onde ficaram registados todos os trabalhos desenvolvidos. 

Cruzando a discussão filosófica sobre a teoria de Darwin, com a leitura, na disciplina de Português, e com a discussão e apresentação de argumentos, em Biologia, surgiram as etiquetas que deram corpo à viagem Google Earth. 

Foram ainda construídos cartazes com a síntese da reflexão sobre “Ciência, Transparência social e Comunicação no Séc. XXI”.

Impactos:

Na rúbrica referente à “Qualidade da comunicação escrita” a avaliação situou-se nos 16,66 valores.
Na rúbrica referente à “Qualidade da comunicação oral” a avaliação média foi de 17 valores.
Na rúbrica referente à “Qualidade da produção digital” a avaliação média foi de 16,3 valores.
Na globalidade, os trabalhos realizados pela turma atingiram uma média de 16,7 valores.

Produziram-se 26 marcadores e etiquetas, selecionaram-se 48 documentos audiovisuais que foram inseridos nas etiquetas, 9 apresentações digitais sobre a teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Popper e 9 cartazes sobre a “Importância da ciência e da sua transparência social. Papel e contributo da comunicação no séc. XXI”. A média da avaliação situou-se nos 16,6 valores. O trabalho foi inteiramente desenvolvido a distância.

A maioria dos alunos, 65,2%, afirma que aprendeu a publicar conteúdos e a ter comportamentos seguros na Internet e nas redes sociais com a BE.

75% dos alunos e docentes, afirma que o projeto os tornou mais motivados e autónomos no âmbito da leitura, pesquisa e produção digital, facto que tem sido comprovado nos trabalhos desenvolvidos pelo grupo, após este projeto.

Evidências:

 

Clique para ver - Registo do projeto

Registo do Projeto

 

Clique para aceder - Na Rota do Beagle, à descoberta da árvore da vida

Apresentação da atividade

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura