No agrupamento existem, neste momento, leitores com perfis muito distintos. Dificuldades pronunciadas na capacidade de ler e interpretar coexistem com hábitos claramente consolidados e propósitos definidos para a leitura.
O projeto contempla, portanto, um conjunto de ações centradas na divulgação de materiais e promoção de eventos de leitura na comunidade, num trabalho colaborativo entre as escolas e outras estruturas do concelho.
Nas escolas, o trabalho é articulado com os docentes, não só no sentido de suprimir dificuldades, mas também de ir ao encontro dos interesses dos leitores.
A páginas tantas
Objetivos:
Público-Alvo:
5.º ao 12.º ano – 465 alunos realizaram regularmente as atividades propostas
Descrição:
O “A Páginas Tantas” consistiu no desenvolvimento de uma plataforma digital que agregou uma coletânea de recursos de leitura informativa pensados para o contexto da escola, produzidos colaborativamente pela equipa do projeto e pelos próprios utilizadores.
Para promover uma leitura crítica dos média, foram criteriosamente selecionadas notícias da atualidade nacional e internacional e realizados questionários de compreensão. Os diretores de turma receberam semanalmente sugestões de leitura específicas, articuladas com as áreas temáticas de Cidadania e Desenvolvimento. A inclusão, a personalização e o envolvimento dos alunos foram assegurados através da intervenção dos docentes e das estruturas intermédias.
A atividade, que decorreu integralmente num ambiente digital e sem interrupções ao longo de todo o ano letivo, registou 2686 leituras.
Parcerias:
Centro de Formação do Vale do Minho, onde está alojado o site da biblioteca.
Evidências: