Um lugar para todos
Um lugar para todos
AE de Muralhas do Minho

No agrupamento existem, neste momento, leitores com perfis muito distintos. Dificuldades pronunciadas na capacidade de ler e interpretar coexistem com hábitos claramente consolidados e propósitos definidos para a leitura.

O projeto contempla, portanto, um conjunto de ações centradas na divulgação de materiais e promoção de eventos de leitura na comunidade, num trabalho colaborativo entre as escolas e outras estruturas do concelho.

Nas escolas, o trabalho é articulado com os docentes, não só no sentido de suprimir dificuldades, mas também de ir ao encontro dos interesses dos leitores.

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

A páginas tantas

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Objetivos:

  • Desenvolver a literacia mediática através da realização supervisionada ou autónoma de tarefas que estimulem a aquisição de competências de cidadania digital e o uso responsável da informação.

Público-Alvo:

5.º ao 12.º ano – 465 alunos realizaram regularmente as atividades propostas

Descrição:

O “A Páginas Tantas” consistiu no desenvolvimento de uma plataforma digital que agregou uma coletânea de recursos de leitura informativa pensados para o contexto da escola, produzidos colaborativamente pela equipa do projeto e pelos próprios utilizadores.

Para promover uma leitura crítica dos média, foram criteriosamente selecionadas notícias da atualidade nacional e internacional e realizados questionários de compreensão. Os diretores de turma receberam semanalmente sugestões de leitura específicas, articuladas com as áreas temáticas de Cidadania e Desenvolvimento. A inclusão, a personalização e o envolvimento dos alunos foram assegurados através da intervenção dos docentes e das estruturas intermédias.

A atividade, que decorreu integralmente num ambiente digital e sem interrupções ao longo de todo o ano letivo, registou 2686 leituras.

Impactos:
  • Maior envolvimento dos alunos nas atividades de leitura promovidas pela biblioteca escolar.
  • Inserção, de forma controlada e significativa, das tecnologias digitais na modalidade de ensino a distância, através da criação de recursos digitais pensados, produzidos e selecionados para o contexto da escola.

Parcerias:

Centro de Formação do Vale do Minho, onde está alojado o site da biblioteca.

Evidências:

Como selecionar as notícias

Como detetar notícias falsas

Analisa uma notícia

Cidadania digital na escola

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
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Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
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Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
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