Mais Leitura, Mais Cidadania
Mais Leitura, Mais Cidadania
AE de Mosteiro e Cávado

O projeto aler+ em desenvolvimento no nosso agrupamento desde 2009/10 tem-se afirmado como uma mais-valia no desenvolvimento de atividades relacionadas com a leitura. Ao longo destes anos muitas têm sido as atividades realizadas, plasmadas nos projetos de leitura das turmas, e que respondem ao plano de promoção de leitura do agrupamento e ao projeto educativo, e têm contribuído, de forma evidente, para a melhoria dos resultados dos alunos no domínio da leitura, nomeadamente na avaliação externa.

Com o atual projeto dar-se-á continuidade às atividades já enraizadas na escola, definidas para todos os ciclos de ensino no plano de promoção de leitura, a qual continuará a ser a prioridade da Biblioteca Escolar, oferecendo um conjunto de atividades em torno de várias áreas do saber que percorrem todos os níveis de ensino e que congregam os esforços da família e da escola.

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

Leituras criativas em família

Objetivos:

  • Promover a leitura em voz alta em contexto familiar;
  • Estimular e valorizar o gosto pela leitura expressiva nos alunos e nas respetivas famílias;
  • Integrar o uso dos dispositivos móveis na promoção da leitura recreativa, criando conteúdos digitais reaproveitáveis em contextos pedagógicos.

Público-Alvo:

41 alunos do 1.º e 2.º ciclos

Descrição:

Os alunos, com apoio das respetivas famílias, gravaram leituras em formato áudio, produzindo podcasts.

O envio dos trabalhos decorreu durante o mês de fevereiro e os resultados foram divulgados nas plataformas de comunicação digital.

A atividade foi desenvolvida de acordo com as seguintes etapas: 

1.ª - Promoção e divulgação do concurso; 

2.ª - Realização das leituras;

3.ª - Organização dos áudios recebidos, que incluiu o tratamento de dados para preservar o anonimato;

4.ª - Conversão dos ficheiros;

5.ª - Análise das leituras por um júri; 

6.ª - Divulgação dos resultados, entrega de certificados a todos os participantes e de livros aos premiados;

7.ª - Publicação dos trabalhos num mural digital.

Impactos:
  • Aumento da motivação para práticas de leitura em voz alta;
  • Desenvolvimento de aspetos como a fluência, a articulação, a dicção, o ritmo, as pausas, a prosódia, de uma maneira geral, e a expressividade;
  • Envolvimento ativo da família na atividade proposta;
  • Entusiasmo dos alunos e das famílias decorrente da participação conjunta;
  • Promoção da literacia emocional através da prática da leitura em voz alta;
  • Incremento da fruição pela leitura em voz alta;
  • Criação de conteúdos digitais reutilizáveis em contextos pedagógicos.

 

Atividade em destaque - 2019/20

Escape Room Educativo "Fernão de Magalhães"

Escape Room Educativo

 

O Escape Room Educativo assenta na criação de experiências de aprendizagem memoráveis, integrando elementos motivacionais baseados na mecânica do jogo, com desafios interativos e enigmas que envolvem os alunos em dinâmicas de trabalho em equipa, fornecendo-lhes feedback imediato do seu desempenho. A atividade foi o culminar de um processo de leitura da obra "Fernão de Magalhães: o circum-navegador", de Luísa Ducla Soares para os alunos do 5.º ano. Assim, de uma forma lúdica e desafiante, estes alunos consolidaram aprendizagens significativas relativas à leitura da obra.

Evidências: Proposta de atividade

 

logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura
2020 © Plano Nacional de Leitura