Objetivo: Ler mais
Objetivo: Ler mais
AE de Mafra

Em implementação desde 2009, pretende-se dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, mantendo-se muitas das atividades. Em grande número, estas têm sido comuns a todo o agrupamento, algumas em simultâneo, outras em diferido. Tem-se pretendido que assumam por um lado, um objetivo simbólico, chamando a atenção da comunidade educativa para o caráter transversal e infraestrutural da leitura, por outro lado, a preocupação de desenvolver competências leitoras e fomentar o gosto pela leitura.

Têm sido ainda concebidas várias atividades em que as leituras feitas pelos alunos são relacionadas com o currículo das diferentes disciplinas, sendo também desenvolvidas nas bibliotecas escolares várias dinâmicas de leitura com recurso às TIC. (3.º CEB) Tem havido preocupação em envolver toda a comunidade escolar, mas também a comunidade local, embora este último aspeto careça de reforço. Manter-se-ão igualmente os eventos de leitura: concursos e semana da leitura.

Diário de Bordo

 

Menu p'ra LeR+

 

Atividade em destaque

Menu pr'aLeR+

Esta iniciativa sugere e disponibiliza livros digitalizados, em linha e devidamente protegidos, sobre uma determinada temática. Revelou uma especial relevância pedagógica sobretudo no período de ensino a distância. Os menus apresentados foram: Dia da Mãe; 25 de Abril; Dia da Família; Dia Mundial da Criança; Dia Mundial do Meio Ambiente; Dia da Europa.

Evidências:

 

Clique para abrir

[Aceda aqui]

 

Clique para abrir

[Aceda aqui]

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura