Leituras que Unem
Leituras que Unem
AE Luísa Todi

Diariamente deparamos com a escrita em diversos contextos e suportes: livros, jornais, revistas, panfletos, legendas, cartazes, outdoors, e-mails, blogs, sites, aplicações digitais …, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora. Contudo, as nossas crianças e jovens ainda apresentam dificuldades na “descodificação do mundo”, que não se restringe ao domínio técnico da leitura e da escrita, mas abrange a compreensão leitora, o sentido crítico e a capacidade de fazer escolhas literárias. A biblioteca escolar é o ambiente privilegiado para formar leitores, através da qualidade das interações com as mensagens escritas e visuais, bem como das situações e contextos diversificados de leitura e de escrita. Este plano de ação é elaborado com o propósito de formar alunos capazes de refletir criticamente sobre o que leem e escrevem, cruzando diversas literacias e trabalhando as leituras que fazem parte do quotidiano das crianças e jovens, de modo a torná-las num hábito sistemático e prazeroso.

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

Documentário “13/3 – o dia em que a nossa escola mudou por causa de um vírus”

  

Objetivos:

  • Compreender o papel dos jornalistas;
  • Compreender os princípios do jornalismo;
  • Apreender como se produz um documentário jornalístico.

Público-Alvo:

120 alunos de 1.º ciclo: 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade

Descrição:

A atividade foi desenvolvida de acordo com as etapas: 1ª – Escolha do tema (próximo dos alunos, mas fraturante, permitindo vários pontos de vista de acordo com os princípios do jornalismo), título, subtemas, face ao objetivo final pretendido. 2ª – Elaboração do guião: pessoas a entrevistar, meios técnicos, espaços, cenas e os tempos de gravação e prazo para a realização da atividade. 3ª – Escrita do texto para a narração. 4ª - Captação de imagens de espaços da escola e pesquisa em arquivo. 5ª– Filmagem das entrevistas. 6ª – Escolha da banda sonora. 7ª - Edição e montagem final. 8ª– Divulgação da atividade 

Impactos:

Os alunos aprenderam mais sobre media e jornalismo: os seus princípios, valores e importância social e, no papel de jornalistas, aprenderam a produzir um documentário.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura