ALer+ na ESPJAL
ALer+ na ESPJAL
AE Linda-a-Velha e Queijas

A proveniência dos alunos da ESPJAL, situada nos subúrbios de Lisboa, é maioritariamente a classe média, com predomínio de pais com escolaridade secundária, uma percentagem expressiva de licenciados e uma menor, ainda que significativa, de graus reduzidos de escolarização. A relação destes alunos com a leitura, pelo que nos é dado observar em diferentes contextos – aulas e atividades diversas – bem como pelo que é transmitido pelos professores, não se afastará muito da que caracteriza o país: uma maioria que não procura espontaneamente os livros de leitura recreativa, com níveis médios de compreensão da leitura, a avaliar pelos resultados escolares.

Numa percentagem menor, mas importante, as dificuldades de concentração, compreensão e expressão, bem como a fraca motivação para o saber, refletem a necessidade absoluta de uma promoção do gosto pela leitura continuada e envolvente de toda a comunidade escolar.

Diário de Bordo

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura