Eu Leio
Eu Leio
AE Leal da Câmara

O Agrupamento de Escolas Leal da Câmara localiza-se na Freguesia de Rio de Mouro, no concelho de Sintra. Inscrita na Área Metropolitana de Lisboa, a freguesia de Rio de Mouro apresenta limitações equivalentes às dos restantes dormitórios que circundam a cidade de Lisboa, nomeadamente um contexto social e cultural bastante heterogéneo e em que as práticas de leitura estão longe de se encontrar consolidadas.

Com mais de 3500 alunos e cerca de 350 professores, o Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, considerado Território Educativo de Intervenção Prioritária, é constituído por seis escolas, todas com biblioteca escolar (cinco integradas na RBE), e integra desde o início o Projeto aLer+.

Os diferentes projetos que as escolas do agrupamento, em particular as bibliotecas, têm desenvolvido nos últimos anos focaram-se fundamentalmente no favorecimento dos hábitos de leitura em toda a comunidade, como condição de cidadania, reforçando-os no contexto educativo e formativo, com vista à aprendizagem ao longo da vida. Contudo, a promoção das práticas de leitura tradicionais não bastam para a formação de cidadãos leitores do século XXI. A complexificação das formas de acesso ao texto e a diversificação dos meios de produção e de disseminação da informação exigem da escola a formação de alunos capazes de compreender o novo contexto dos média e de usar a leitura como instrumento de cidadania e de combate à exclusão digital.

Assim, além das atividades tradicionais de promoção da leitura que continuaremos a promover, da formação de utilizadores, da comemoração de efemérides, etc.), elegemos como prioridades para este projeto a literacia científica, a literacia dos média e a leitura digital, polos disseminadores de uma cultura de valorização da leitura e que propomos como um das prioridades do Projeto Educativo.

Diário de Bordo

 

Encontro Nacional 2019

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura