Projeto aLeR+ para SeR+
Projeto aLeR+ para SeR+
AE Infante D. Henrique

O AEIDH, criado em 2012, é composto por duas Escolas Básicas dos 2.º e 3.º Ciclos, 11 Jardins de Infância e 11 Escolas do 1º Ciclo. É constituído por alunos oriundos de novas zonas urbanas e de aldeias limítrofes da cidade de Viseu, com alguns problemas económicos, sociais, culturais e afetivos, englobando alunos vindos de países estrangeiros e outros de etnia cigana. As bibliotecas do Agrupamento têm vindo a concretizar um projeto de promoção da leitura denominado aLeR+ para seR+, desde 2008, iniciado na EB D. Luís de Loureiro. É um projeto de promoção de leitura abrangente a partir do estabelecimento de parcerias entre a biblioteca e a sala de aula (áreas curriculares e não curriculares), entre a escola e as famílias, envolvendo toda a comunidade educativa e entidades locais e nacionais, com o objectivo de aproximar os livros dos potenciais leitores, promover a leitura a partir de diferentes abordagens, envolver as famílias na descoberta do prazer de ler e consolidar efetiva e afetivamente hábitos de leitura.

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

aLeR+ o Ambiente: as plantas e os animais são nossos amigos; parques e reservas naturais 

 

Objetivos:

  • Promover a leitura de livros relacionados com a temática das ciências naturais e a consolidação de conteúdos curriculares;
  • Desenvolver competências de pesquisa e tratamento de informação em vários formatos;
  • Estimular a escrita criativa e promover uma maior consciência ambiental e atitudes de respeito e preservação da natureza.

Público-Alvo:

408 alunos de 5.º, 6.º e 8.º anos

Descrição:

A partir do Referencial «Aprender com a Biblioteca Escolar», foram realizadas várias atividades:

  • pesquisa, seleção e tratamento de informação relacionada com plantas, animais e parques e reservas naturais; preenchimento de um bilhete de identidade de plantas e animais, aplicando conhecimentos curriculares de Ciências Naturais;
  • sessões de leitura e exploração de poemas dos livros «Herbário», de Jorge Sousa Braga, e «Bicho em perigo», de Maria Teresa Maia Gonzalez. 
  • oficina de escrita criativa sobre animais e plantas (elaboração de poemas);
  • elaboração de cartazes digitais sobre parques e reservas naturais (ferramenta Smore);
  • elaboração de vídeos com os poemas elaborados pelos alunos (ferramenta Genially e Powtoon).

Impactos:

A articulação entre as professoras bibliotecárias e as docentes de Ciências Naturais permitiu, para além da consolidação de conhecimentos adquiridos na área das ciências, a melhoria de competências de leitura e escrita, o desenvolvimento de competências nas áreas das literacias da informação e digital e a tomada de consciência da importância da biodiversidade e da preservação da natureza.

Evidências:

 aLeR+ o Ambiente: 5.º E - 6.º A6.º C6.º D6.º F6.º G - 8.º G e 8.º H

 aLeR+ o Ambiente: Escrita Criativa 5.º ano

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura