Ser+Aprender+ a Ler+
Ser+Aprender+ a Ler+
AE Gonçalo Sampaio, Póvoa de Lanhoso

A pandemia refletiu-se nos hábitos de leitura, em especial nas condições de acesso às bibliotecas escolares. A Escola criou, numa primeira fase, pequenas bibliotecas de sala de aula, onde os alunos deram asas à imaginação, através do mundo fantástico da leitura, passando, posteriormente, às visitas semanais às bibliotecas escolares, para pequenas leituras, atividades e requisições domiciliárias. Urge, no entanto, que também em sala de aula exercitem a leitura e a escrita e desenvolvam a criatividade, daí que o espólio se torne escasso e datado.

O projeto visa promover a leitura na escola mas, também, em casa, com acompanhamento familiar. Pretendemos, ainda, promover gravações para que todos possam ouvir as leituras através da voz de alunos, professores, funcionários e encarregados de educação fomentando, ainda, a interpretação, a divulgação das obras de educação literária e um maior conhecimento do património local.

Diário de Bordo

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura