Os sentidos da Leitura
Os sentidos da Leitura
AE Frei Gonçalo de Azevedo

Os Sentidos da Leitura é um projeto transversal ao Agrupamento, sustentado por uma equipa empenhada e muito valorizado pelos órgãos de gestão e restante comunidade educativa. A Biblioteca é um importante alicerce na estrutura da Escola e o principal polo dinamizador dos projetos globais do Agrupamento. Trata-se de um projeto ambicioso, abrangente, aberto à participação da comunidade educativa, que desenvolve um vasto conjunto de atividades promotoras da leitura, envolvendo diferentes parceiros externos e dinamizando e/ou participando em eventos de âmbito local, nacional e internacional. Os alunos, sendo os seus principais atores, participam, também, como promotores e realizadores dos produtos.

As atividades do projeto podem enquadrar-se em três grandes eixos de ação:

- Transversalidade e Articulação com o Currículo

- Multiculturalidade e Integração

- Comunicação e Media

A literacia digital, competência fundamental, é trabalhada de forma transversal em todos os eixos.

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

Vamos a votos! 


Objetivos:

  • Desenvolver competências de cidadania ativa.
  • Desenvolver a leitura, a oralidade e a escrita.

Público-Alvo:

95 alunos do 2.º ano

Descrição:

Partindo dos temas previstos na disciplina de Cidadania a atividade desenvolveu-se em várias etapas:

1- Exploração dos direitos das crianças e animais, através de um jogo e com cães de terapia;

2- Criação de uma “Mascote” e exploração dos cuidados a ter com os animais;

3- Leitura e exploração do livro “Eleição dos Bichos”;

4- Criação de um glossário e exploração de conceitos associados aos valores da democracia e processos democráticos;

5- A turma é dividida em grupos de 2 alunos e a cada grupo são atribuídos 2 livros. A seleção dos livros é realizada pela equipa da biblioteca e pelo professor titular.

6- Leitura e análise de dois livros por grupo;

7- Seleção, por grupo, de um livro candidato;

8-Definição de regras para uma campanha eleitoral;

9- Preparação da campanha - slogan, cartaz, discurso e apresentação;

10- Campanha - apresentação na turma;

11- Período de reflexão e eleição formal (urna, boletins e mesas de voto, contagem e resultados), respeitando as regras do processo democrático.

12- Desenvolvimento de uma comunidade de leitores e de um projeto a partir do livro vencedor.


Impactos:

A atividade Vamos a votos! é desenvolvida semanalmente em todas as turmas do 2.º ano, das 5 escolas do agrupamento. Os pais são envolvidos na parte final do projeto. Os produtos visam,  na sua maioria, melhorar a escola ou a comunidade local, são divulgados em todas as escolas do agrupamento e no blogue da biblioteca. São promovidas competências sociais e de cidadania ativa e desenvolvidas diferentes literacias (Leitura, Escrita, Media, Informação, Digital, Científica, Geográfica...)

Evidências:

 

  

Clique para ver - Registo do projeto

 Registo do projeto

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura