Livros sem pó
Livros sem pó
AE Dr. João Araújo Correia

A população do nosso Agrupamento é essencialmente heterogénea. Tal como em qualquer outro estabelecimento de ensino TEIP, também ela é constituída por jovens com idades diferentes, que pertencem a grupos socioculturais diversos e efetuaram percursos pessoais muito distintos. Os projetos de promoção da leitura que a BE tem desenvolvido revelam indicadores de forte adesão e motivação por parte dos envolvidos e um considerável aumento da procura das obras/ autores propostos.

No entanto, se, por um lado, observamos uma mudança nas atitudes leitoras, por outro, a nossa experiência diz-nos que a maioria dos jovens, mesmo aqueles que precocemente adquiriram hábitos de leitura, trocam a companhia dos livros pelas muitas solicitações e descobertas que a vida na atualidade comporta. Ler amplamente é um fator importante no sucesso escolar, por isso entendemos que cabe também à BE procurar estratégias que contrariem o afastamento e aproximem os alunos dos livros, ajudando-os a (re)descobrir o gosto pela leitura e a desenvolver a competência leitora, tornando-se leitores para a vida.

Diário de Bordo

 

 Livros sem pó


Atividade em destaque

Leituras à solta (Leituras na rádio)

Projeto transversal a todos os ciclos de ensino do agrupamento, que consiste na produção mensal de um programa de rádio, durante o qual são lidos textos de autor ou textos produzidos pelos alunos e convidados. A equipa da biblioteca sugere um tema para o programa e os textos são escolhidos (ou criados) pelos alunos, em conjunto com professores e/ou familiares. É realizada também uma pesquisa de música/canções adequadas ao tema. Os programas são gravados, editados e posteriormente transmitidos na Rádio Clube de Armamar e disponibilizados mais tarde no Podcast da BE.

Evidências:

 Clique para ouvir

[Ouça os Podcasts]

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura