Charneca aLer+
Charneca aLer+
AE Carlos Gargaté

O Projeto aLeR+, lançado em junho de 2008, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura com o objetivo de colocar a leitura e o prazer de ler no centro do Projeto Educativo de Escola, elevando os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos. A integração da nossa escola neste projeto dá-se em 2008, mediante um convite da RBE, na medida em que a Escola já tinha uma cultura de Promoção da Leitura e um trabalho desenvolvido nesse âmbito.

As linhas orientadoras do projeto aLer+ visam promover a leitura através do envolvimento de todos os elementos da comunidade escolar, da parceria com a comunidade local e outras escolas e com as famílias, para estimular a leitura em casa, e assegurar o máximo de visibilidade da leitura em contexto escolar, tornando a Biblioteca um polo dinamizador de todas estas atividades. As escolas do Agrupamento Carlos Gargaté são escolas aLer+.

Este projeto é o foco mobilizador das atividades das suas bibliotecas escolares e é em função das suas linhas orientadoras bem como dos objetivos do Projeto Educativo e dos eixos prioritários do contrato de autonomia do Agrupamento que o Plano Anual de Atividades é elaborado.

Este projeto tem como objetivo final a fidelização de leitores em todos os suportes e a promoção de uma cultura de leitura no Agrupamento que seja identitária e que acaba por ser o fio condutor de toda a ação desenvolvida pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento. Acrescenta-se ainda que um dos eixos do projeto educativo do Agrupamento é a área da fidelização de leitores e promoção de uma cultura leitora, como condição de plena cidadania. De referir, ainda, que o Projeto aLeR+ se articula com o projeto internacional Read On, através da realização das atividades LER MAIS (aLer+ eu aprendo - 10' de leitura) e ESCRITA CRIATIVA (articulação com o jornal escolar e com o projeto microESCRITORES e Read in English 2).

Diário de Bordo

ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.