Nós do Mundo
Nós do Mundo
AE de Arga e Lima

«Nós do Mundo» porque queremos centrarmo-nos no nós pessoas, nós agrupamento, nós escola, nós alunos, nós comunidade educativa do Mundo global em que vivemos, nós enquanto leitores em diferentes suportes, géneros e modos. Mas, também, «Nós do mundo» no sentido em que nós significa problemas diários do mundo atual que conhecemos lendo e que temos que enfrentar, ajudar a superar, refletir, colocar em cena para contagiar outras para a ação. «Escrevendo ou lendo unimo-nos para além do tempo e do espaço, e os limitados braços se põem a abraçar o mundo; a riqueza de outros enriquece-nos a nós.» (Agostinho da Silva).

«Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.» (John Donne Meditações VII).

Assim, o presente projeto tem como ponto de partida e como referentes os pressupostos de que as escolas do Agrupamento devem ter e ser:

  • espaço e tempo de formação e desenvolvimento da competência leitora (incluindo a educação literária), condição de todo o conhecimento;
  • espaço e tempo de aprendizagem, treino e desenvolvimento de capacidades de comunicação, de trabalho colaborativo e da expressão em língua materna e em línguas estrangeiras;
  • espaços com acesso a serviços de informação com conteúdos e recursos tecnológicos capazes de responder à sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental;
  • espaços e tempo de desenvolvimento de ações que promovam a curiosidade, a reflexão e a inovação.

 

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

  Ler hoje, pelo amanhã

(ciclo de conferências onde os oradores são alunos e onde os assuntos são temas-problemas do mundo atual)

Ciclo de Conferências

 

Objetivos:

  • Contribuir para a formação de cidadãos que valorizem o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático;
  • Incentivar para a participação em atividades cooperativas, orientadas para que os intervenientes tomem consciência de si, dos outros e da responsabilidade que todos temos perante o Mundo e a Natureza;
  • Organizar atividades que impliquem a utilização crítica de fontes de informação diversas e das tecnologias da informação e comunicação, colocando-as ao serviço dos objetivos da agenda 2030.

Público-Alvo:

6.º, 7.º, 8.º, 10.º e 12.º anos. Total de 7 turmas como oradores e 13 turmas como receptores da atividade - 462 alunos

Descrição:

1.ª fase:
Formação dada pela biblioteca

  1. Trabalho de pesquisa: passos para uma maior eficácia;
  2. Elaboração de póster científico;
  3. Apresentação oral em público;
  4. Uso ético da informação: referenciar fontes e incluir citações.

2.ª fase:
Nas disciplinas que, em contexto curricular, aderiram à iniciativa, os alunos organizaram-se em painéis, escolheram os temas e fizeram todo o processo de pesquisa. 

3.ª fase:
Cada painel de oradores fez o seu suporte de apresentação (póster ou powerpoint).

4.ª fase:
Comunicações feitas por cada um dos painéis, no auditório, perante o público ( cerca de 150 alunos e os respetivos professores)

Impactos:

Melhoria observável e referida em atas das competências leitoras, de oralidade e de escrita dos alunos ao longo do tempo e consequente melhoria do sucesso académico nesses domínios, refletido na avaliação de várias disciplinas.
Crescente consciencialização sobre o nosso papel no Mundo e sobre os aspetos importantes que contribuem para a mudança de atitudes que contribuam para a preservação do Planeta e para os ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável);
Articulação com o currículo que permitiu que a iniciativa fosse usada como  uma estratégia de aprendizagem.
Melhoria de competências tecnológicas após a formação e a criação de pósteres cientificos.

Parcerias:

Geoparque Litoral Norte ( impressão dos pósteres)

Evidências:

Clique para aceder - Materiais do Ciclo de Conferências

Repositório de pósteres e apresentações criados por alunos

Ver também:

Galeria de fotos

Pósteres científicos

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura