«Nós do Mundo» porque queremos centrarmo-nos no nós pessoas, nós agrupamento, nós escola, nós alunos, nós comunidade educativa do Mundo global em que vivemos, nós enquanto leitores em diferentes suportes, géneros e modos. Mas, também, «Nós do mundo» no sentido em que nós significa problemas diários do mundo atual que conhecemos lendo e que temos que enfrentar, ajudar a superar, refletir, colocar em cena para contagiar outras para a ação. «Escrevendo ou lendo unimo-nos para além do tempo e do espaço, e os limitados braços se põem a abraçar o mundo; a riqueza de outros enriquece-nos a nós.» (Agostinho da Silva).
«Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.» (John Donne Meditações VII).
Assim, o presente projeto tem como ponto de partida e como referentes os pressupostos de que as escolas do Agrupamento devem ter e ser:
Ler hoje, pelo amanhã
(ciclo de conferências onde os oradores são alunos e onde os assuntos são temas-problemas do mundo atual)
Objetivos:
Público-Alvo:
6.º, 7.º, 8.º, 10.º e 12.º anos. Total de 7 turmas como oradores e 13 turmas como receptores da atividade - 462 alunos
1.ª fase:
Formação dada pela biblioteca
2.ª fase:
Nas disciplinas que, em contexto curricular, aderiram à iniciativa, os alunos organizaram-se em painéis, escolheram os temas e fizeram todo o processo de pesquisa.
3.ª fase:
Cada painel de oradores fez o seu suporte de apresentação (póster ou powerpoint).
4.ª fase:
Comunicações feitas por cada um dos painéis, no auditório, perante o público ( cerca de 150 alunos e os respetivos professores)
Melhoria observável e referida em atas das competências leitoras, de oralidade e de escrita dos alunos ao longo do tempo e consequente melhoria do sucesso académico nesses domínios, refletido na avaliação de várias disciplinas.
Crescente consciencialização sobre o nosso papel no Mundo e sobre os aspetos importantes que contribuem para a mudança de atitudes que contribuam para a preservação do Planeta e para os ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável);
Articulação com o currículo que permitiu que a iniciativa fosse usada como uma estratégia de aprendizagem.
Melhoria de competências tecnológicas após a formação e a criação de pósteres cientificos.
Geoparque Litoral Norte ( impressão dos pósteres)
Evidências:
Repositório de pósteres e apresentações criados por alunos
Ver também: