Venham ver e ouvir... estamos a Ler+
Venham ver e ouvir... estamos a Ler+
AE André de Gouveia, Évora

O projeto assenta na crescente consciencialização de que algo deve ser feito para dar continuidade à cultura de leitura que se promove há alguns anos no nosso agrupamento, tendo as cinco bibliotecas um papel ativo na apropriação, utilização e divulgação das novas tecnologias da informação, acompanhando as transformações e estando atualizadas a par de uma estratégia de promoção do livro, dos hábitos de leitura e de escrita junto dos nossos alunos.

Pretendemos, assim, com este projeto mobilizar o contacto com a leitura em vários suportes, tendo em conta os conteúdos programáticos, em contexto de sala de aula, em articulação com a biblioteca escolar. A sensibilização de pais e encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança e o envolvimento da comunidade educativa em geral em atividades de promoção da leitura são igualmente linhas orientadoras do nosso projeto.

Diário de Bordo

 

Atividade em destaque - 2020/21

 Agora, conto eu!

 Agora, conto eu!

 

Objetivos:

  • Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
  • Melhorar a interação, comunicação das crianças;
  • Envolver as famílias nos hábitos de promoção de leitura

Público-Alvo:

2.º ciclo - 25 alunos

Descrição:

Com a orientação da coordenadora das bibliotecas, dos docentes de português de 2.ºciclo da Escola Conde de Vilalva e o apoio técnico dos encarregados de educação, os alunos foram filmados e contaram histórias. A seleção das histórias ficou a cargo das famílias, de acordo com as propostas dos docentes de português, em articulação com a equipa da biblioteca. Os vídeos foram divulgados nas redes sociais e encaminhados para os colegas de departamento do pré-escolar, que os exploraram com os seus alunos. Embora a atividade tivesse sido desenvolvida a distância, a biblioteca escolar promoveu a leitura, atribuindo o papel central ao aluno.

Impactos:
  • Produtos de grande qualidade.
  • Divulgação do trabalho realizado, nas redes sociais.
  • Interesse e orgulho das famílias do trabalho realizado com os seus educandos.
  • Envolvimento da família, na atividade.
  • Boa articulação entre a biblioteca, os docentes e encarregados de educação.
  • Atividade inclusiva.
  • Articulação com os três grandes eixos do Projeto educativo do Agrupamento.
  • Promoção da leitura, com recurso às TIC.
  • Valorização do livro.
  • Promoção das literacias da leitura e dos media.
  • Desenvolvimento do ato de partilhar, neste caso a partilha de LEITURAS!
  • Atribuição do papel central ao aluno, na dinamização da HORA DO CONTO, em formato digital!
Evidências:

 

Agora, conto eu!

Registos de Leitura


Agora, conto eu! - O projeto

 Agora, conto eu! - O projeto

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura