O projeto assenta na crescente consciencialização de que algo deve ser feito para dar continuidade à cultura de leitura que se promove há alguns anos no nosso agrupamento, tendo as cinco bibliotecas um papel ativo na apropriação, utilização e divulgação das novas tecnologias da informação, acompanhando as transformações e estando atualizadas a par de uma estratégia de promoção do livro, dos hábitos de leitura e de escrita junto dos nossos alunos.
Pretendemos, assim, com este projeto mobilizar o contacto com a leitura em vários suportes, tendo em conta os conteúdos programáticos, em contexto de sala de aula, em articulação com a biblioteca escolar. A sensibilização de pais e encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança e o envolvimento da comunidade educativa em geral em atividades de promoção da leitura são igualmente linhas orientadoras do nosso projeto.
Objetivos:
Público-Alvo:
2.º ciclo - 25 alunos
Descrição:
Com a orientação da coordenadora das bibliotecas, dos docentes de português de 2.ºciclo da Escola Conde de Vilalva e o apoio técnico dos encarregados de educação, os alunos foram filmados e contaram histórias. A seleção das histórias ficou a cargo das famílias, de acordo com as propostas dos docentes de português, em articulação com a equipa da biblioteca. Os vídeos foram divulgados nas redes sociais e encaminhados para os colegas de departamento do pré-escolar, que os exploraram com os seus alunos. Embora a atividade tivesse sido desenvolvida a distância, a biblioteca escolar promoveu a leitura, atribuindo o papel central ao aluno.