Extenso concelho do nordeste algarvio, longe dos centros urbanos no litoral e da oferta cultural (sem cinema, teatro e livraria, com apenas um ponto de venda de jornais no concelho), Alcoutim tem forte despovoamento (58% de alunos habita pequenas povoações dispersas e isoladas, sem jovens para conviver), envelhecimento populacional, insuficiente rede de transportes públicos para o litoral e baixo rendimento de muitos agregados familiares.
A Escola procura colmatar o isolamento através de iniciativas/projetos; a autarquia desenvolve agenda cultural diversificada, minimizando a reduzida oferta sociocultural existente.
O Agrupamento tem valorizado a leitura: «Aumentar os níveis de literacia» e «Aumentar os índices de leitura como forma de valorização cultural» são metas do Projeto Educativo.
Em articulação com os Departamentos, a BE dinamiza atividades promotoras da leitura (ex: a generalização da Biblioteca de Turma a todas as turmas), desenvolve projetos e participa em concursos de entidades externas.
Objetivos:
Público-Alvo:
9.º ano - 21 alunos
Descrição:
PREPARAÇÃO: Apresentação do tema do vídeo; Brainstorming sobre informação a constar no vídeo.
DESENVOLVIMENTO: Pesquisa de informação sobre Martim Longo (referencial Aprender com a BE) (aula de português e Equipa da BE);Leitura de textos informativos sobre Martim Longo (referencial Aprender com a BE) (aula de português e Equipa da BE); Tratamento da informação dos textos lidos (referencial Aprender com a BE) (aula de português e Equipa da BE); Redação do guião do vídeo (aula de português e Equipa da BE); Pesquisa de poemas sobre Martim Longo e temáticas relativas à realidade local (fauna, flora, ...), (aula de português e Equipa da BE); Criação de poemas sobre Martim Longo pelos alunos (aula de português); Gravação áudio do guião; Filmagens pela freguesia de Martim Longo; Edição de imagem; Tradução do guião do vídeo para inglês (aula de inglês) para a elaboração da versão inglesa do vídeo; Gravação áudio do guião em inglês.
Mais de 4000 visualizações até ao momento; Envolvimento de toda a comunidade educativa e local; Motivação para a realização dos vídeos seguintes; Aprendizagens no âmbito de Literacia dos Media, da Informação, da Leitura; Técnicas de expressão oral e técnicas de áudio e videografia.
Evidências: