Adultos a Ler
Adultos a Ler
Adultos a Ler

Conheça as entidades apoiadas em 2022 no âmbito da candidatura ao projeto Ler + Qualifica e as universidades seniores inscritas no projeto Ler Maior.

A afirmação da escolaridade obrigatória de 12 anos como alicerce de uma vida adulta ativa, a aposta na formação e na qualificação dos adultos para a empregabilidade e a valorização do bem-estar e da qualidade de vida dos mais velhos, justifica o alargamento da intervenção do PNL2027 junto daqueles que atingem a maioridade e constroem os seus percursos de vida na sociedade contemporânea.

O progresso das capacidades de leitura e escrita constitui, na sociedade do século XXI, uma componente formativa crucial para todos os adultos empenhados em adquirir ou melhorar as suas competências de literacia ao longo da vida. 

Em 2020, a UNESCO centrou o Dia Internacional da Alfabetização e da Literacia no apelo mundial ao incremento das diversas literacias num público em especial - os adultos, apelando à (re)invenção de metodologias e instrumentos de educação, num processo de desenvolvimento humano, de liberdade e de inclusão. 

Para criar e fomentar os hábitos e o gosto pela leitura e pela escrita, o PNL2027 promove projetos de formação leitora orientados para públicos adultos específicos; dá a conhecer uma multiplicidade de recursos de estímulo à motivação para ler e escrever; divulga boas práticas, num propósito inspirador e replicador; e sugere livros e outras leituras, em diferentes suportes e formatos, capazes de responder à heterogeneidade de interesses e necessidades dos leitores adultos.

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura