A árvore generosa
A árvore generosa
Leituras, atividades e animação

A árvore generosa é a obra mais conhecida do autor e ilustrador Shel Silverstein, editado pela Bruaá Editora.

A árvore generosa

(…) O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim – ainda que isto signifique a sua própria destruição. Em primeiro plano, uma lição de consciência ecológica: o homem pequeno, mesquinho, frente à generosidade e à força da natureza. No entanto, a dinâmica que vemos entre o menino e a árvore fala também da passagem do tempo e dos valores que são reavaliados com ela. A árvore ensina, por meio do afeto, uma relação de troca sincera e desinteressada – essa que o homem parece desaprender com as exigências da vida adulta.”

                                                                                                                                 (In: Bruaá Editora. Propostas de Atividades para Pais e Educadores)

 

A Bruaá Editora sugere um conjunto de pistas e propostas divertidas para descobrirem melhor este e outros livros da editora.

A Biblioteca Municipal José Baptista de Vila Velha de Ródão produziu um filme de animação, adaptado do livro "A Árvore Generosa" de Shel Silverstein, para o Bibliofilmes Festival.

 

Existe também uma Curta, adaptada do livro "The giving tree" de Shel Silverstein, com Direção de Brian Brose e uma versão legendada em português.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura