Concurso Nacional de Leitura
Concurso Nacional de Leitura
15.ª edição | Programa
Final | Almada, 4 junho

Assista aqui:

 

 

A Fase Nacional da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura terá lugar entre os dias 10 de maio e 4 de junho de 2022, data da festa final, e será constituída por:

- Uma prova escrita de pré-seleção online – a realizar no dia 10 de maio de 2022;

- Um vídeo – a enviar entre os dias 10 e 16 de maio de 2022. O vídeo deverá ser enviado para o email – cnl.provadevideo@gmail.com (através de um link do wetransfer), até às 23:00 horas do dia 16 de maio de 2022,

- Uma prova final de palco – a realizar no dia 4 de junho de 2022 (com a presença de todos os finalistas).

 

 Convite

 

Todos os finalistas estão presentes no dia da grande final, que acontecerá no dia 4 de junho, entre as 10:00h e as 16:30h, e será transmitida em streaming a partir da sala de eventos do Inatel, Costa da Caparica, em Almada.

Morada: Av. Afonso de Albuquerque, S. João de Caparica, 2825-450 Costa da Caparica

Coordenadas GPS: 38º 39´ 26” N | 9º 14´ 36” O

Tel: +351 211 155 490


Consulte o Programa.

 

Programa

 

Aconselhamos a leitura atenta do documento com os procedimentos e informações sobre a grande festa da leitura – a final do Concurso Nacional de Leitura, no dia 4 de junho, em Almada.

 

Parabéns a todos os participantes, professores, bibliotecários, professores bibliotecários e famílias que durante o ano letivo estiveram envolvidos com empenho no Concurso Nacional de Leitura.

 

A 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura é organizada pelo PNL2027.

 

 PNL2027

 

Em parceria com:

Logos

 

A final da 15.ª edição do CNL conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada

 

CMA

 

E, mais uma vez, conta com os apoios

 

 Bertrand

 Visite a Livraria Online  e Blogue Literário da Bertrand.

 

 

Pingo Doce

 

 


Fase Intermunicipal  


A Fase Intermunicipal realizar-se-á entre os dias 18 de março e 27 de abril de 2022 numa biblioteca de cada uma das regiões do país - Comunidade Intermunicipal / Área Metropolitana com o intuito de apurar dois alunos por ciclo de ensino para a Fase Final. 


Fase intermunicipal

 


Resultados da Fase Municipal - alunos apurados para a Fase Intermunicipal para o 1.º ciclo; 2.º ciclo; 3.º ciclo e Ensino Secundário (atualizado a 5 de abril).

Já estão disponíveis os títulos das obras a ler em cada biblioteca municipal responsável pela fase intermunicipal. Consulte aqui. 


Fase Escolar| Municipal

 

Obras selecionadas na fase municipal para o 1.º ciclo; 2.º ciclo3.º ciclo e Ensino Secundário (atualiz. a 6 de jan.).

 

A 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura decorre entre o dia 8 de outubro de 2021, data oficial de abertura, e o dia 4 de junho de 2022, dia da grande Final.


Contamos com 2349 escolas inscritas (Escolas Portuguesas no Estrangeiro, Escolas da região autónoma dos Açores e da Madeira e do continente. Em breve anunciaremos as escolas afetas ao Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

 

Até dia 8 de março de 2022 decorre a fase escolar | municipal.

 

Entre os dias 9 a 11 de março de 2022 as Bibliotecas Municipais deverão preencher o Formulário PNL2027 – alunos apurados na fase municipal:

 

Recordamos:

 

1. O objetivo do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

 

2. Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento, a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo das seguintes fases consecutivas:

 

3. Consulte a Calendarização (atualizada).

 

4. As várias fases: Fase Escolar| Municipal – Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios. A fase Intermunicipal – Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas. A fase Nacional – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por:
Prova escrita de pré-seleção online;
Prova de vídeo;
Prova oral de palco.


5. Para selecionar as obras a ler nas diferentes fases da 15.ª edição do CNL consulte o Catálogo PNL. Descubra mais livros nos Destaques e nas Sugestões do Plano Nacional de Leitura2027.

6. O PNL2027 disponibiliza um serviço de apoio, em linha, que possibilita aos professores responsáveis pelo CNL a colocação de questões. Com este serviço pretende-se criar uma linha de comunicação oficial entre o PNL2027 e todos aqueles que coordenam este concurso nas escolas. Para colocar as suas questões deverá utilizar o endereço de correio eletrónico julia.martins@pnl2027.gov.pt

7. Conheça as edições anteriores do Concurso Nacional de Leitura

 

Conheça as edições anteriores do Concurso Nacional de Leitura

 

14.ª edição

 14.ª edição | filme 1 | filme 2

 

Concurso Nacional de Leitura 13.ª

13.ª edição | filme

 

Concurso Nacional de Leitura 12.ª edição

12.ª edição |  filme 

 

11.ª edição | filme


Logos

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura