Teve lugar no dia 10 de Junho, no Teatro-Cine de Pombal, pelas 14H00, a final da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
O Concurso Nacional de Leitura tem por principal objetivo estimular crianças e jovens à prática da leitura autónoma e por prazer.
O Concurso é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro, teve o apoio da Câmara Municipal de Pombal e contou com os patrocínios da Bertrand Editora e do Pingo Doce.
Registaram-se para participar nesta iniciativa cerca de 5.000 alunos provenientes de 1000 escolas situadas em Portugal, nos arquipélagos da Madeira e dos Açores e noutros países. 135 Bibliotecas Municipais envolveram-se, também, ativamente neste concurso, ao longo do qual foram lidas, apresentadas e divulgadas pelos alunos 800 obras literárias.
A final do CNL contou com a presença de 204 alunos apurados nas fases escolar, concelhia e intermunicipal, entre os quais foram selecionados 20 finalistas que disputaram a última prova deste concurso.
Centenas de professores, professores bibliotecários, mediadores de leitura e as próprias famílias participaram e animaram este concurso de leitura e escrita ao longo das suas três fases.
A RTP, que também se associou a esta festa da leitura, fez a cobertura do evento final, apresentado por José Carlos Malato. As provas permitiram que um júri qualificado avaliasse as capacidades de leitura expressiva e de argumentação dos alunos concorrentes, em defesa do livro que os próprios escolheram levar à final.
Por cada ciclo de ensino foram atribuídos três prémios e duas menções honrosas.
A 12 ª edição do Concurso Nacional de Leitura conta, em 2018, com o apoio da Câmara Municipal de Pombal e os patrocínios da Livraria Bertrand e do Pingo Doce.
Recorde a Prova Final da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura - 2017:
Lista de livros lidos ao longo do 1.º e 2.º momentos do PNL: