3.º Encontro Literatura e Ciência
3.º Encontro Literatura e Ciência
Mentes / Inteligência Artificial: Aplicações e Implicações
Teatro Thalia, 18 de fevereiro, 17h

O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) continua, no dia 18 de fevereiro, o ciclo de Encontros de Literatura e Ciência, em parceria com o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), com uma sessão intitulada: Mentes / Inteligência Artificial: Aplicações e Implicações.

Os oradores Jorge Buescu, Arlindo Oliveira e Dinis Pestana debruçar-se-ão sobre a área da mente relacionada com a Matemática, surpreendentemente, muito próxima da área de outras artes, em particular da literatura, e também de outras como o teatro, a música ou a poesia. De Chaucer a Borges, de Caroll às novelas gráficas, Matemática e Literatura cruzam-se e reforçam-se, numa estranha dança da mente.

Focar-se-á, ainda, o poder do cérebro humano, resultado de milhões de anos de evolução, por enquanto incomparavelmente superior ao de qualquer máquina ou ser vivo conhecidos. Descrever-se-á como os avanços na ciência e na tecnologia podem permitir a criação de inteligência artificial em suportes digitais, tentando responder a questões inevitáveis: será o cérebro humano o único sistema capaz de acolher uma mente inteligente e consciente? Se sistemas com inteligência artificial geral se tornarem uma realidade, quais serão as implicações sociais, económicas, legais e éticas?


1.º encontro: "Labirintos"

2.º encontro: "O Desconhecido Assusta e Fascina - Ciências, Humanidades e Risco: um Convívio Fecundo"

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura