XI Colóquio – “A Escola à Luz do Digital: Da Organização à Avaliação das Aprendizagens”
XI Colóquio – “A Escola à Luz do Digital: Da Organização à Avaliação das Aprendizagens”
30 abril e 7 maio 2022
Nos dias 30 de abril, Adelina Moura, do PNL2027, participará neste evento com uma comunicação e um workshop no dia 7 de maio, promovido pelo CF Planalto Beirão. Consulte o programa e inscreva-se.
 
 
cartaz
 

Inscrições

Programa

DIA 30 ABRIL /SÁBADO


09H00
Sessão de Abertura
Direção-Geral da Educação, Presidente do Município de Tondela, Diretora do AET Cândido de Figueiredo, Diretora do CFAE-PB


09H15
CONFERÊNCIA 1 – PLANO DE AÇÃO PARA A TRANSIÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: UMA ESCOLA PARA TODOS E PARA CADA UM;
Doutora Maria João Horta – Subdiretora-Geral (Direção-Geral da Educação)
Moderadora: Diretora do CFAE-PB


10H15
Pausa para café


10H30
PAINEL 1 – DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO DIGITAL NA EDUCAÇÃO
Ecossistema(s) de educação digital e ambientes híbridos de aprendizagem: Um processo de inovação sustentada;
Doutor José António Moreira
(Universidade Aberta)
Inovação pedagógica com ambientes híbridos de aprendizagem;
Doutorando Carlos Pinheiro
AE Leal da Câmara
Moderadora Diretora do AE de Tondela Cândido de Figueiredo


12H30
Almoço
14H00


CONFERÊNCIA 2 – EDUCAÇÃO DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS;
Professora Doutora Sara Trindade
(Universidade de Coimbra)
Moderador: Diretor do AE Mortágua

15H45
Pausa para café


16H00
PAINEL 2 – O CONTRIBUTO DO DIGITAL PARA A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
Como potenciar as tecnologias digitais no âmbito da AFC e do plano de recuperação das aprendizagens?
Doutora Adelina Moura (Plano Nacional de Leitura 2027)
Estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação em contextos digitais;
Doutor José Lagarto (Universidade Católica Portuguesa)
Moderadora: Diretora do AE do Carregal do Sal


DIA 7 MAIO /SÁBADO
09H00
PAINEL 3 – PADDE: DO CONCEITO À AVALIAÇÃO

Implementação, monitorização e avaliação do PADDE: Desafios e operacionalização para a mudança da escola;

Doutora Adelaide Franco
(Mindset Plus)
Como pensar/desenhar um PADDE que crie condições graduais para que se torne desnecessário?;
Mestre Ana Paula Silva (CFAE do Porto Ocidental)
Moderador: Diretor do AE de Tondela Tomaz Ribeiro


10H40
Pausa para café

11H00
PAINEL 4 – EDUCAÇÃO DIGITAL: PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS
Active lab: Uma Cultura de Escola;
Mestre Paulo Almeida
(Diretor do AE Fernando Casimiro Pereira da Silva)
Como envolver o conselho de turma e de docentes em práticas pedagógicas potenciando o digital;
Mestre José Marques
(AE Pedro Jacques de Magalhães)
Moderadora: Diretora do AE de Santa Comba Dão


12H30
Almoço
14H00 ÀS 18H00
WORKSHOPS
W1 Implicações e desafios das aprendizagens essenciais potenciadas pelo digital
Mestre Cidália Marques (CCTIC Instituto Politécnico de Santarém) / Mestre José Nunes (AE Salvaterra de Magos)
W2 Escape room educativo como estratégia para a educação digital
Doutora Adelina Moura (Plano Nacional de Leitura 2027)
W3 Aprendizagem baseada em projeto: Metodologia e tecnologia do 1o CEB ao ES
Mestre Daniel Pereira (Subdiretor Colégio Novo da Maia)
W4 Estratégias e práticas criativas com as tecnologias digitais
Mestre Andreia Guerreiro (Colégio Integrado Monte Maior)
W5 Potencialidades pedagógicas dos formulários online
Mestre Luís Filipe Barata (CFAE Martins Sarmento)
W6 Colaboração e cooperação em E@D: Como apoiar alunos no trabalho de grupo a distância
Mestre Vítor Bastos (Direção da Associação #SomosSolução)
W7 Tecnologias com ferramentas educacionais no pré-escolar e 1.o ciclo
Doutora Elisabete Barros (Casa do Professor)
W8 O contributo da biblioteca escolar na recuperação das aprendizagens, à luz do digital
Dr.a Helena Duque (RBE- Coordenadora Interconcelhia) / Dr.a Maria Alcina Correia (RBE- Coordenadora Interconcelhia)
Mestre Paixão Pinto (RBE- Coordenadora Interconcelhia)
W9 Matemática em projetos tecnológicos com outras áreas disciplinares
Mestre Raúl Gonçalves (AE de Ermesinde)

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura