Viajar com Livros
Viajar com Livros
em escolas de Cabo Verde
Escola Superior de Coimbra

O Plano Nacional de Leitura 2027 apoia desde o início do mês de junho de 2021 o projeto Viajar com Livros.

Esta iniciativa, coordenada pela Docente Sofia Gonçalves da Escola Superior de Educação de Coimbra, desde 2009, em Cabo Verde, visa criar Bibliotecas Escolares nas várias ilhas do arquipélago; nasceu com o apoio e colaboração da empresa Mota-Engil, aquando da sua intervenção no porto de Palmeira na ilha do Sal.

 

 

Ao longo das edições que foram realizadas, o projeto contou com vários parceiros como a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Mota-Engil, Ministério da Educação de Cabo Verde, Escolas Portuguesas e Cabo Verdianas, Rede de Bibliotecas Municipais e, mais recentemente, juntaram-se as instituições Unesco, o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, a Fundação Manuel António da Mota e o KINDER (CES).

O projeto tem conseguido mover "ilhas e oceanos" e alcançado os grandes objetivos:

1. Criar espaços de leitura (bibliotecas escolares e cantinhos de leitura);

2. Promover o gosto pela leitura nos alunos das escolas do 1.º Ciclo de Cabo Verde;

3. Contribuir para a formação de cidadãos, permitindo a todos o acesso às informações e à perceção das imensas possibilidades de que dispõe um ambiente como a biblioteca, num contexto de conhecimento, sabedoria e informação;

4. Despertar as crianças para o gosto e interesse pela leitura, transformando a biblioteca num local onde a educação, o ensino e o lazer poderão encontrar-se;

5. Conhecer várias formas de expressão da linguagem;

6. Despertar a curiosidade para pesquisa de assuntos variados com o objetivo de transpor este conhecimento para outras áreas, adquirindo uma postura crítica, reflexiva e interativa.

Nesta nova fase, pretende-se continuar a promover a leitura e as literacias com o recurso a ferramentas digitais proporcionando o acesso a contadores de histórias e outras atividades.

O projeto está presente na web e nas redes sociais.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura