Sê tu próprio um autor!
Sê tu próprio um autor!
Concurso de escrita para colaboradores do El Corte Inglés
Apoio PNL2027

Cartaz

 

 

A 1.ª edição do concurso de escrita “Sê tu próprio um autor!” para o género literário conto, destinado aos colaboradores da empresa foi lançada por ocasião do Dia Mundial da Criatividade e Inovação (21 de abril), do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23 de abril), do dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio) e do Dia Mundial do Autor (22 de maio), e ainda no âmbito das Oficinas temáticas Ler+ Escrever Melhor.

A iniciativa visou valorizar a produção literária, promover as competências de comunicação oral e escrita, e incentivar a criatividade através do fomento de hábitos de leitura e de escrita.

Os 17 trabalhos apresentados a concurso foram apreciados e avaliados por um júri constituído por quatro membros:

  • Anabela Caldeira – Membro da equipa do Plano Nacional de Leitura que se dedica à área da língua e da literatura – PNL2027;
  • Carlos Rocha – Especialista em linguística do Ciberdúvidas – ISCTE;
  • Analita Alves dos Santos - Autora e formadora na área da comunicação escrita;
  • Susana Santos - Direção de Comunicação e Relações Institucionais ECI.

De acordo com a deliberação do júri, foram classificados nos melhores lugares:

1.º - “O homem do realejo” de Gonçalo Menezes (Livraria da loja de Gaia)

2.º - “Mosto” de Carla Olas (Livraria de Gaia)

3.º - “Chica” de Lúcia Morgado (Criatividade/ Marketing de Lisboa).

A entrega dos prémios teve lugar numa cerimónia realizada a 28 de maio, no El Corte Inglés, com a presença do júri e da direção da empresa que felicita todos os participantes e os talentosos vencedores.

 

Vencedores

 

O primeiro classificado recebeu como prémio um Curso Online de Escrita Criativa “Escrita em Ação”, com a duração de seis semanas, facilitado por Analita Alves dos Santos, e os segundo e terceiro classificados uma seleção de livros sobre escrita criativa. A todos os concorrentes foram entregues diplomas de participação.

 

 


Assinatura do protocolo entre PNL2027 e El Corte Inglés


 

No dia 30 de setembro, às 18h, o Plano Nacional de Leitura 2027 e o El Corte Inglés assinaram um protocolo de colaboração na área de literacia de adultos com a presença de Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Enrique Hidalgo, Diretor Geral do El Corte Inglés em Portugal.

Neste espaço, pretende-se dar voz e espaço aos leitores na partilha do gosto e do prazer de ler, na exploração das sonoridades e da musicalidade das palavras e da partilha de opiniões sobre o que se lê.

 

 

Com esta assinatura, prevê-se a realização de atividades de fomento da leitura, da escrita, das literacias digitais e dos hábitos leitores. A iniciativa destina-se preferencialmente a adultos, colaboradores da empresa e da própria comunidade. O acordo prevê ainda a dinamização de atividades culturais nas livrarias das lojas do ECI, com intuitos de promoção das diversas literacias na comunidade.

 

 

 

 

logos

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura