Há palavras invariáveis, como as preposições, as conjunções ou os advérbios, que têm uma única forma, e há palavras variáveis, como os verbos, os substantivos ou os adjetivos, que têm diversas formas, muitas delas geradas por processos de flexão, que são obrigatórios e sistemáticos.
A consciência de que as palavras variam é adquirida precocemente. No entanto, a aquisição de formas flexionadas que ocorrem quase só em registo escrito é tardia, podendo o contacto das crianças com essas formas coincidir ou até ser posterior à aprendizagem da leitura e da escrita. O conhecimento da flexão é importante para a compreensão e boa-formação dos enunciados frásicos, tanto na oralidade, como na leitura e escrita.
Sobre esta temática, a plataforma LER divulga o texto Flexão verbal e nominal da autoria de Alina Villalva, Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Do texto deriva um conjunto de recomendações para a promoção e monitorização do desenvolvimento da morfologia flexional e um recurso com exercícios para os alunos.
A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.
Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.
LER - Leitura e Escrita: Recursos
A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.
Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.
Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt