O ensino explícito das relações entre grafemas e fonemas, numa sequência claramente definida, é fundamental para que as crianças, desde o início da aprendizagem, entendam a consistência dessas relações: entre grafemas e fonemas – leitura -, e, na outra direção, entre fonemas e grafemas - escrita.
Uma boa planificação da sequência de atividades a realizar no âmbito do ensino de uma nova correspondência assenta, não só na escolha criteriosa das palavras, mas também no ensino explícito de cada etapa, de uma forma sequencial, com tarefas modeladas e autónomas, associando sempre a leitura com a escrita.
A Plataform LER disponibiliza a estrutura de uma sessão de ensino da correspondência entre o grafema <P p> e o fonema /p/, criada por Bruno Martins e Ana Paula Vale da UTAD, adaptável ao ensino de qualquer correspondência.
A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.
Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.
LER - Leitura e Escrita: Recursos
A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.
Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.
Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt