LER - Leitura e Escrita: Recursos
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Morfologia e consciência morfológica

A morfologia estuda palavras e as palavras são estruturas preenchidas por unidades lexicais menores (radicais e afixos) que se organizam e relacionam entre si de várias maneiras. Com base na descrição e análise de palavras de que há registo, a morfologia estuda também os processos de formação de novas palavras.

O conhecimento das estruturas e dos processos morfológicos faz parte integrante do processo geral de conhecimento linguístico. A consciência morfológica, que vem da explicitação desse conhecimento, contribui para o sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita.

Sobre esta temática, a plataforma LER divulga o texto Morfologia e consciência morfológica da autoria de Alina Villalva, Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Do texto deriva um conjunto de recomendações para a promoção e monitorização do desenvolvimento da consciência morfológica e um recurso com exercícios para os alunos.

 

Morfologia e consciência morfológica
 
 
 
Terá início em janeiro o curso de formação LER - Leitura e Escrita: Recursos, totalmente em formato e-learning, com a duração de 26 horas. Mais informação em CFAE AlmadaForma e CFAE AVCOA.
 
Formação LER
 
 
A Plataforma LER possibilita a todos os utilizadores receber informação atualizada sobre os seus conteúdos. Efetue aqui o seu registo.

O PNL2027 e o EDULOG produziram três livros digitais, concebidos de forma a corresponder aos desejáveis progressos de leitura dos alunos do 1.º ano de escolaridade.
 
Histórias Inovadoras
 
Os três livros agora publicados na Plataforma LER oferecem histórias completas. Contudo, estes livros, e é essa a sua originalidade e mais-valia, incluem apenas palavras compostas por conjuntos de grafemas-fonemas que as crianças, em três patamares do seu percurso, já aprenderam nas aulas.
O Jornal de Letras publicou um artigo sobre o alcance deste projeto com várias entrevistas aos seus responsáveis.
 
 
O Plano 21|23 Escola+, lançado em junho de 2021, centra a sua ação na apresentação de medidas que se alicerçam em estratégias educativas dirigidas à promoção do sucesso escolar e que visam a recuperação das aprendizagens dos alunos do Ensino Básico e Secundário.

No sentido de continuar a colaborar numa efetiva melhoria das aprendizagens, o PNL2027 divulga e sublinha a relevância da Plataforma LER, uma ferramenta que aposta na divulgação regular de informação científica e recomendações úteis para o ensino da leitura e da escrita, e difunde exemplos de práticas pedagógicas fundamentadas.
 

 

 

 

Durante o mês de maio de 2021 foram realizadas 6 Ações de Curta Duração em 6 Centros de Formação de Professores, cada uma com a duração de 3 horas nas quais se deu a conhecer a Plataforma LER, a sua organização e conteúdos. Participaram nestas ações 324 docentes: educadores, professores do 1.º ciclo, professores de português do 2.º ciclo e professores de educação especial.
 
 
No âmbito da implementação da fase piloto de monitorização da plataforma, decorreu de outubro a dezembro de 2020 uma oficina de formação com docentes convidados de 4 Agrupamentos de Escolas de Braga.

A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.

Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.

  

Plataforma LER

 LER - Leitura e Escrita: Recursos

 

A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.

Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.

  

 

Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt

 

  

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2020 © Plano Nacional de Leitura
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