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Ler - Leitura & Escrita: Recursos
Descobrir a palavra mistério
Todas as atividades de treino da leitura, mesmo na sala de aula e para crianças sem potenciais dificuldades, têm de ser sistemáticas, frequentes, e a avaliação da consolidação de conhecimentos (e.g., da aprendizagem da associação letra-som) deve ser feita com material diferente do usado durante o treino. A Plataforma LER divulga um novo jogo, Descobrir a Palavra Mistério, através do qual as crianças treinam a consciência fonémica, identificando e suprimindo o fonema inicial de uma palavra (imagem) e assim encontrando uma nova palavra. Em simultâneo reforça-se a ideia de que quando se muda um fonema (“som”), se mudam os grafemas utilizados e isso transforma as palavras.
Descobrir a Palavra Mistério - Etapa REFORÇAR
Disponibiliza-se aqui o acesso a todos os recursos da Plataforma LER.
No âmbito da implementação da fase piloto de monitorização da plataforma, decorreu de outubro a dezembro de 2020 uma oficina de formação com docentes convidados de 4 Agrupamentos de Escolas de Braga.
A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber. Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.
LER - Leitura e Escrita: Recursos
A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER. Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.
Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt.
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