PICCLE| educar formar adultos
PICCLE| educar formar adultos
(ALV)
Bragança

O PNL2027 convida os docentes de Educação e Formação de Adultos responsáveis por EFA e RVCC de nível Secundário (áreas disciplinares de CLC, CP e STC) a participarem na Ação de Formação de Curta Duração a realizar a 1 de julho, das 15h às 18h.

 

Esta formação decorre no âmbito do Projeto Ler+ Qualifica, do PNL2027-ANQEP, sendo seu objetivo dar a conhecer o PICCLEPlano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita, plataforma vocacionada originalmente para os professores do 3º ciclo e do secundário, mas adaptável ao processo de educação e formação de adultos de nível secundário.

 

Formadores: Isabel Marques, Olga Cândido, Teresa Pombo, Jorge Borges e Pedro Ucha

 

Objetivos: dar a conhecer a plataforma PICCLE; explorar cenários de utilização/dinamização/adaptação de estratégias e materiais da Plataforma PICCLE no âmbito da educação e formação de adultos; - refletir sobre as potencialidades das Atividades, dos Recursos e do Glossário da Plataforma PICCLE em contextos de Aprendizagens ao Longo da Vida (ALV)

 

Conteúdos:

I. Teóricos:

- Introdução aos referenciais de literacia nas áreas da leitura e da escrita, da informação, dos media, do digital e da cidadania

- Enunciação de propostas de intervenção em contextos educativos, culturais e sociais

- Atualização sobre resultados de investigações e ensaios académicos e científicos sobre as literacias

II. Práticos:

- Reflexão sobre ideias e trabalhos práticos de natureza pedagógica e didática

- Exploração de sítios Web, livros, artigos, vídeos, podcasts, infográficos, etc.

- Fixação de um vocabulário de conceitos para as literacias

 

A ACD é gratuita e sujeita a inscrição.

Informe-se e inscreva-se aqui.

 

Logos 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura