Native Scientists e Plano Nacional de Leitura
Native Scientists e Plano Nacional de Leitura
Cientista Regressa à Escola

A Native Scientists e o Plano Nacional de Leitura (PNL) anunciam parceria para fomentar o elo entre ciência e leitura. Em conjunto, as duas entidades vão levar, pelas mãos de cientistas e das suas histórias, a leitura e a ciência às escolas, realçando os objetivos comuns de promover a literacia científica, o ensino superior, a coesão social e a cidadania ativa em Portugal.

Regina Duarte, comissária do PNL, afirma: "Ler livros sobre ciência permite aos nossos jovens um maior conhecimento do mundo, alarga o seu horizonte de interesses e permite-lhes terem pontos de vista críticos, baseados em factos e não em opiniões. Para o Plano Nacional de Leitura, a colaboração com a Native Scientists enquadra-se num dos nossos eixos prioritários – o do desenvolvimento dos níveis de literacia, nomeadamente das competências mais complexas de leitura. Levar a leitura científica às escolas, associada a memórias e testemunhos de cientistas, desenvolve o espírito crítico, a curiosidade e promove a necessidade de fazer perguntas. Associar leitura e ciência desconstrói estereótipos falaciosos que opõem literatura à ciência e imaginação ao método científico. Gostarmos de voar não nos tira a curiosidade sobre a forma como funcionam as asas. Baltasar e Blimunda são disso exemplo."

Por sua vez, Joana Moscoso, diretora da Native Scientists, diz: "Há uma ligação tão óbvia entre a leitura e a ciência que não falamos dela o suficiente. A parceria com o PNL vem reforçar esta ligação dando-lhe relevo e visibilidade. Irá materializar-se de várias formas através do programa Cientista Regressa à Escola, um programa educativo de ciência de âmbito nacional. O objetivo é, por um lado, incentivar o hábito da leitura junto das crianças em idade escolar em Portugal, e por outro lado, fomentar a reflexão e debate sobre a importância da leitura para a ciência e da literacia científica para a sociedade."

A concretização da parceria faz-se já no dia 10 de fevereiro, no Funchal, com a oficina de reabertura do programa Cientista Regressa à Escola. Nesta oficina, o engenheiro Professor Nuno Nunes, do Instituto Superior Técnico, irá partilhar o seu livro favorito quando tinha a idade dos alunos e deixar uma sugestão de leitura sobre ciência.


LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura