O Plano Nacional de Leitura (PNL 2027) e a Native Scientists desenvolvem uma parceria estratégica e novadora, que afirma a ligação entre a ciência e a leitura, entre crianças e jovens em Portugal, com especial foco nas comunidades multilingues. Regina Duarte, Comissária do PNL, refere que “ler livros sobre ciência permite desenvolver pontos de vista críticos e distinguir factos de opiniões”. Identifica nesta colaboração uma forma eficaz de desenvolver os níveis de literacia, de um modo geral e, em particular, a literacia científica, enquadrando-se num dos eixos prioritários da nossa ação.
A Native Scientists, organização sem fins lucrativos, fundada em 2013, dirigida pela cientista Joana Moscoso, desenvolve diferentes iniciativas para aproximar a ciência de públicos escolares, fomentando o interesse pela ciência e pelo ensino superior, bem como para reduzir desigualdades de acesso à ciência e desconstruindo estereótipos sobre o que é a ciência e quem pode ser cientista. No programa “Cientista Regressa à Escola” os cientistas visitam as escolas de 1.º Ciclo que frequentaram enquanto alunos. Promovendo a interação direta entre alunos e cientistas da comunidade, desenvolvem oficinas, com atividades experimentais e deixam sugestões de leitura, aproximando as alunas e os alunos da ciência e dos livros.
Segundo os dados divulgados, em 12 anos de existência, a Native Scientists estabeleceu mais de 40 mil ligações, tendo abrangido 6000 crianças. A parceria entre o PNL e a Native Scientists materializa-se, entre outras ações, através do programa “Cientista Regressa à Escola”, com o duplo objetivo de incentivar o gosto pela leitura e fomentar a literacia científica. Em parceria, de forma inclusiva e integradora, a ler o mundo com mais ciência.
A Native Scientists e o Plano Nacional de Leitura (PNL) anunciam parceria para fomentar o elo entre ciência e leitura. Em conjunto, as duas entidades vão levar, pelas mãos de cientistas e das suas histórias, a leitura e a ciência às escolas, realçando os objetivos comuns de promover a literacia científica, o ensino superior, a coesão social e a cidadania ativa em Portugal.
Regina Duarte, comissária do PNL, afirma: "Ler livros sobre ciência permite aos nossos jovens um maior conhecimento do mundo, alarga o seu horizonte de interesses e permite-lhes terem pontos de vista críticos, baseados em factos e não em opiniões. Para o Plano Nacional de Leitura, a colaboração com a Native Scientists enquadra-se num dos nossos eixos prioritários – o do desenvolvimento dos níveis de literacia, nomeadamente das competências mais complexas de leitura. Levar a leitura científica às escolas, associada a memórias e testemunhos de cientistas, desenvolve o espírito crítico, a curiosidade e promove a necessidade de fazer perguntas. Associar leitura e ciência desconstrói estereótipos falaciosos que opõem literatura à ciência e imaginação ao método científico. Gostarmos de voar não nos tira a curiosidade sobre a forma como funcionam as asas. Baltasar e Blimunda são disso exemplo."
Por sua vez, Joana Moscoso, diretora da Native Scientists, diz: "Há uma ligação tão óbvia entre a leitura e a ciência que não falamos dela o suficiente. A parceria com o PNL vem reforçar esta ligação dando-lhe relevo e visibilidade. Irá materializar-se de várias formas através do programa Cientista Regressa à Escola, um programa educativo de ciência de âmbito nacional. O objetivo é, por um lado, incentivar o hábito da leitura junto das crianças em idade escolar em Portugal, e por outro lado, fomentar a reflexão e debate sobre a importância da leitura para a ciência e da literacia científica para a sociedade."
A concretização da parceria faz-se já no dia 10 de fevereiro, no Funchal, com a oficina de reabertura do programa Cientista Regressa à Escola. Nesta oficina, o engenheiro Professor Nuno Nunes, do Instituto Superior Técnico, irá partilhar o seu livro favorito quando tinha a idade dos alunos e deixar uma sugestão de leitura sobre ciência.